tag:blogger.com,1999:blog-82441581032392768942024-03-13T08:50:19.122-03:00Um Amador no Cinema"O mal de todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica" (Norman Vincent)Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.comBlogger102125tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-36389332635840084662012-03-02T14:31:00.000-03:002012-03-02T14:31:18.604-03:00Oscar 2012 - Comentários<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://ph.cdn.photos.upi.com/sv/ph/UPI-29381330318710/f4c28ceb9f9a8b73733e2c591649a0f2/The-Artist-wins-Best-Picture-Oscar.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="202" src="http://ph.cdn.photos.upi.com/sv/ph/UPI-29381330318710/f4c28ceb9f9a8b73733e2c591649a0f2/The-Artist-wins-Best-Picture-Oscar.jpg" width="320" /></a></div><br />
Como de costume aqui no blog, demorei pra vim postar os comentários do Oscar deste domingo. Mas antes tarde do que nunca. No total, acertei 19 de 24 categorias, errando montagem, figurino, efeitos especiais, fotografia e documentário. Sobre a cerimônia, ela foi dinâmica, porém o humor de Billy Crystal é antiquado e não motivou a plateia. Durando 2 horas e 40 minutos, houve poucos momentos realmente marcantes. Entre eles, aponto a presença de Robert Downey Jr., que com um alto timing cômico e uma capacidade absurda de não rir das próprias piadas, poderia muito bem ser um bom apresentador em anos futuros; a brincadeira dos roteiristas de Os Descendentes com a perna de Angelina Jolie, que virou sucesso imediato na internet; e a esquete "relatando" as primeiras críticas do público sobre o clássico O Mágico de Oz.<br />
<br />
Com cinco prêmios cada, O Artista e Hugo foram os grandes vencedores de uma festa que focava nos primórdios do cinema e na magia que este possui. Frequentemente, atores e diretores famosos davam entrevistas em que contavam suas experiências com essa arte que tanto admiram e os primeiros filme que marcaram cada um. E se é notável ver a presença de gênios como Robert DeNiro e Werner Herzog, e astros recentes de grande qualidade como Edward Norton e Gabourey Sidibe, é triste ver que estes estavam no mesmo segmento de pessoas como Adam Sandler.<br />
<br />
Entre as surpresas, a melhor foi o prêmio de edição indo aos montadores de Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, que realmente eram os melhores da categoria. Porém, Hugo prevalecendo em efeitos especiais sobre o incrível trabalho de Planeta dos Macacos: A Origem é absurdo. Mas nada se compara a perda de A Árvore da Vida em fotografia. A Academia decidiu salientar um pouco mais o favoritismo de Hugo (que é um filme bobo, que apenas conta com uma linda homenagem ao mestre George Meliés), enquanto evidenciava mais ainda que a obra-prima de Terrence Malick foi mesmo mal visto por parte dos votantes.<br />
<br />
Outra polêmica (pelo menos no Brasil) foi a derrota de Rio em canção original. A verdade é que qualquer um que acompanhou a corrida do Oscar já sabia que o longa de Carlos Saldanha ia sair de mãos abanando. Os Muppets são adorados nos EUA, e sua música melhor que a "nossa" inquestionavelmente (mesmo que ambas não sejam grande coisa). Já o escândalo que os fãs da série Harry Potter fizeram quando o último filme da saga do bruxinho não ganhou nenhuma categoria realmente é justificável, entretanto, mais pelo histórico de sempre ter mantido um alto nível técnico durante todo os oito filmes do que por merecimento.<br />
<br />
Na parte de atuações, Streep finalmente ganhou seu terceiro Oscar por um trabalho excelente no horrível A Dama de Ferro (que também venceu por sua maravilhosa maquiagem), o carismático Dujardin levou melhor ator (era meu preferido mesmo) e Plummer se tornou o ator mais velho a ser premiado, por uma performance marcante no subestimado Toda Forma de Amor. Já a caricata Octavia Spencer (que também é a pior coisa do racista e fraco Histórias Cruzadas) se emocionou ao ouvir sua nome, mas de longe era a que menos merecia entre as cinco candidatas e foi responsável pela vitória mais injusta da noite.<br />
<br />
Meia-Noite em Paris e Os Descendentes tiveram que se contentar apenas com roteiro original e adaptado, respectivamente; enquanto o fabuloso A Separação foi consagrado a melhor produção estrangeira. Michel Hazanavicius foi considerado melhor diretor e O Artista melhor filme, dois prêmios que caíram em boas mãos, já que o longa francês era o segundo melhor entre os nove principais. No geral, ótimas escolhas numa festa previsível na maior parte do tempo. Só esperamos que a lista de 2013 seja superior a esta de 2012, que em alguns anos será considerada uma vergonha na história da Academia.Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-23910074862857251852012-02-26T13:46:00.000-03:002012-02-26T13:46:50.934-03:00Oscar 2012 - Previsões<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://veja.abril.com.br/assets/pictures/56025/billycrystal-size-598.jpg?1321014233" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="180" src="http://veja.abril.com.br/assets/pictures/56025/billycrystal-size-598.jpg?1321014233" width="320" /></a></div><br />
Assim como ano passado, farei minhas previsões para o Oscar aqui no blog, e bem em cima da hora, diga-se de passagem. Particularmente, acho especular sobre isso muito divertido. Como comentei no post passado, o Oscar nem sempre indica os melhores filmes e trabalhos, mas é inegável sua relevância até hoje no mundo cinematográfico. Vocês viram o vídeo em que a equipe de A Artista festeja suas diversas indicações? Então, fizeram aquilo, pois sabem que suas carreiras só tendem a crescer de agora em diante. Isso é se eles forem espertos. Revelarei meus palpites da seguinte forma: primeiro, digo quem vai vencer, quem pode vencer. para quem eu torço que vença (mesmo que seja a última opção possível), e para quem eu torço contra, o que nem sempre vai ocorrer. Em certas categorias, por não ter visto todas as opções, decidi não demonstrar preferência. Tudo esclarecido, vamos começar.<br />
<br />
MELHOR FILME<br />
<br />
Quem vai ganhar: O Artista<br />
Quem pode ganhar: A Invenção de Hugo Cabret<br />
Quem eu quero que ganhe: A Árvore da Vida<br />
Quem eu não quero que ganhe: Cavalo de Guerra e Histórias Cruzadas<br />
<br />
MELHOR DIRETOR<br />
<br />
Quem vai ganhar: Michel Hazanavicius<br />
Quem pode ganhar: Martin Scorsese<br />
Quem eu quero que ganhe: Terrence Malick<br />
Quem eu não quero que ganhe: Alexander Payne<br />
<br />
MELHOR ATOR<br />
<br />
Quem vai ganhar: Jean Dujardin<br />
Quem pode ganhar: George Clooney<br />
Quem eu quero que ganhe: Jean Dujardin<br />
<br />
MELHOR ATRIZ<br />
<br />
Quem vai ganhar: Meryl Streep<br />
Quem pode ganhar: Viola Davis<br />
Quem eu quero que ganhe: Rooney Mara<br />
<br />
MELHOR ATOR COADJUVANTE<br />
<br />
Quem vai ganhar: Christopher Plummer<br />
Quem pode ganhar: Max von Sydow<br />
Quem eu quero que ganhe: Christopher Plummer<br />
Quem eu não quero que ganhe: Jonah Hill (não que esteja ruim, mas foi indicado simplesmente por ter se aventurada em outro gênero além da comédia)<br />
<br />
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE<br />
<br />
Quem vai ganhar: Octavia Spencer<br />
Quem pode ganhar: Não vejo como a Spencer possa perder <br />
Quem eu quero que ganhe: Bérénice Bejo<br />
Quem eu não quero que ganhe: Octavia Spencer<br />
<br />
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL<br />
<br />
Quem vai ganhar: Meia-Noite em Paris<br />
Quem pode ganhar: O Artista<br />
Quem eu quero que ganhe: A Separação<br />
<br />
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO<br />
<br />
Quem vai ganhar: Os Descendentes<br />
Quem pode ganhar: A Invenção de Hugo Cabret<br />
Quem eu quero que ganhe: Tudo pelo Poder<br />
Quem eu não quero que ganhe: Os Descendentes<br />
<br />
MELHOR ANIMAÇÃO<br />
<br />
Quem vai ganhar: Rango<br />
Quem pode ganhar: Não vejo como Rango possa perder<br />
<br />
MELHOR MONTAGEM<br />
<br />
Quem vai ganhar: O Artista<br />
Quem pode ganhar: A Invenção de Hugo Cabret<br />
Quem eu quero que ganhe: Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres<br />
Quem eu não quero que ganhe: Os Descendentes<br />
<br />
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE<br />
<br />
Quem vai ganhar: A Invenção de Hugo Cabret<br />
Quem pode ganhar: O Artista<br />
Quem eu quero que ganhe: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2<br />
<br />
MELHOR FOTOGRAFIA<br />
<br />
Quem vai ganhar: A Árvore da Vida<br />
Quem pode ganhar: Não vejo como A Árvore da Vida possa perder<br />
Quem eu quero que ganhe: A Árvore da Vida<br />
<br />
MELHOR FIGURINO<br />
<br />
Quem vai ganhar: W.E. - O Romance do Século<br />
Quem pode ganhar: O Artista<br />
<br />
MELHOR MAQUIAGEM<br />
<br />
Quem vai ganhar: A Dama de Ferro<br />
Quem pode ganhar: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2<br />
Quem eu quero que ganhe: Harry Potter e as Relíquias da Morte<br />
<br />
MELHOR TRILHA SONORA<br />
<br />
Quem vai ganhar: O Artista<br />
Quem pode ganhar: Não vejo como O Artista possa perder<br />
Quem eu quero que ganhe: O Artista<br />
Quem eu não quero que ganhe: Cavalo de Guerra<br />
<br />
MELHOR CANÇÃO<br />
<br />
Quem vai ganhar: Os Muppets<br />
Quem pode ganhar: Rio<br />
<br />
MELHOR MIXAGEM DE SOM<br />
<br />
Quem vai ganhar: A Invenção de Hugo Cabret<br />
Quem pode ganhar: Cavalo de Guerra<br />
Quem eu quero que ganhe: O Homem que Mudou o Jogo<br />
<br />
MELHOR EDIÇÃO DE SOM<br />
<br />
Quem vai ganhar: A Invenção de Hugo Cabret<br />
Quem pode ganhar: Cavalo de Guerra<br />
Quem eu quero que ganhe: Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres<br />
<br />
MELHOR EFEITOS ESPECIAIS<br />
<br />
Quem vai ganhar: Planeta dos Macacos: A Origem<br />
Quem pode ganhar: Não vejo como Planeta dos Macacos: A Origem possa peder<br />
Quem eu quero que ganhe: Planeta dos Macacos: A Origem<br />
<br />
MELHOR FILME ESTRANGEIRO<br />
<br />
Quem vai ganhar: A Separação<br />
Quem pode ganhar: In Darkness<br />
<br />
MELHOR DOCUMENTÁRIO<br />
<br />
Quem vai ganhar: Paradise Lost 3: Purgatory<br />
Quem pode ganhar: Pina<br />
<br />
MELHOR CURTA-METRAGEM<br />
<br />
Quem vai ganhar: The Shore<br />
Quem pode ganhar: Tuba Atlantic<br />
<br />
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO<br />
<br />
Quem vai ganhar: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore<br />
Quem pode ganhar: La Luna<br />
<br />
MELHOR CURTA-DOCUMENTÁRIO<br />
<br />
Quem vai ganhar: Saving Face<br />
Quem pode ganhar: God is the Bigger Elvis<br />
<br />
Conclusão: O Artista acabaria a noite com 5 prêmios, seguido de A Invenção de Hugo Cabret com 3 e A Dama de Ferro com 2. Porém, como podem ter notado, discordei muito dos prováveis vencedores de certas categorias, um reflexo do péssimo ano que 2011 foi e das horríveis escolhas da Academia, que, na minha opinião, indicou apenas três filmes realmente merecedores na categoria principal (A Árvore da Vida, O Artista e Meia-Noite em Paris). O novo sistema não só falhou indiscutivelmente, como ainda valorizou obras péssimas (Histórias Cruzadas, Cavalo de Guerra e Tão Forte e Tão Perto) e medianas (A Invenção de Hugo Cabret e Os Descendentes). O único que sobra é O Homem que Mudou o Jogo, um bom filme, mesmo que outros poderiam também ter ficado com a sua vaga. A verdade é que hoje torcerei firmemente por O Artista nas categorias principais. "Tenham um bom Oscar."Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-72323951072590829702012-02-05T21:06:00.001-02:002012-02-06T13:26:25.114-02:00Oscar não é atestado de qualidade<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://wpc.556e.edgecastcdn.net/80556E/img.site/PHysnfFI8lKiBF_1_m.jpg" imageanchor="1" style="clear: left; float: left; margin-bottom: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://wpc.556e.edgecastcdn.net/80556E/img.site/PHysnfFI8lKiBF_1_m.jpg" width="134" /></a></div><a href="http://www.movieposterdb.com/posters/12_01/2011/1033575/l_1033575_acf1d803.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://www.movieposterdb.com/posters/12_01/2011/1033575/l_1033575_acf1d803.jpg" width="150" /></a><a href="http://ewinsidemovies.files.wordpress.com/2011/09/war-horse-art_510.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://ewinsidemovies.files.wordpress.com/2011/09/war-horse-art_510.jpg" width="135" /></a><br />
<br />
Com o Oscar por perto, é necessário para os cinéfilos verem os filmes indicados, como oportunidade de torcer para algum em especial ou apenas para ter um embasamento melhor sobre o ano e seu saldo. Ou talvez porque goste de películas boas. Mas aí que os espectadores normais se perdem. Desde sua estreia, o Oscar não um atestado de qualidade. Vide O Discurso do Rei em 2011. Bom filme? Sim. Merecedor de uma vaga entre os 10 principais do Oscar? Não. Mesmo. E como é de costume, vários filmes de 2012 que estão sendo valorizados são fracos.<br />
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"></div> Ainda não vi O Artista, Hugo e Tão Forte e Tão Perto, por isso eles não se encaixam nessa categoria por enquanto. Estou dizendo é de Cavalo de Guerra, o vencedor do SAG de melhor elenco Vidas Cruzadas, e o ganhador do Globo de Ouro de melhor drama Os Descendentes. Têm seus pontos bons? Sem dúvidas. Porém, são obras irregulares.<br />
<br />
Cavalo de Guerra é longo, melodramático, mal conduzido, possui uma trilha sonora exagerada, um final pretensioso, personagens rasos e uma das piores cenas do ano (aquela em que o "protagonista" esta preso no arame enfarpado e dois adversários fazem piadinha enquanto o soltam). Contudo, o cavalo é realmente lindo e sua cena correndo nas trincheiras fabulosa.<br />
<br />
Já Histórias Cruzadas também é longo, maniqueísta, novelesco, tem um roteiro medíocre, é recheado de atuações caricatas (Octava Spencer principalmente, que sei lá como é a favorita ao Oscar de atriz coadjuvante) e é pessimamente dirigido. Entretanto, Viola Davis está soberba como uma sensível empregada doméstica, e a reconstituição de época é bem feita. Na verdade, o mais preocupante, é que o longa seja incrivelmente racista, enquanto tenta passa uma imagem contrária. Oras, o título é The Help, ou seja, as negras não conseguiram se libertar sozinhas, precisaram da ajuda das pessoas brancas. O que, diga-se de passagem, é um grande equívoco histórico.<br />
<br />
Por fim, Os Descendentes, do ótimo diretor Alexander Payne, que deixa a peteca cair feio neste seu filme, com um roteiro inverossímel, situações ridículas (que como bem o crítico Pablo Villaça apontou, poderiam ser tiradas de uma sitcom) e cheio de personagens descartáveis. George Clooney está excelente, assim como Shailene Woodley, Matthew Lillard e Judy Greer (estes em participações pequenas). O melhor dos três, ainda é um longa abaixo da média, mesmo que emocione em diversos momentos.<br />
<br />
Dito tudo isso, A Árvore da Vida foi o melhor filme de 2011 e é o melhor da categoria no Oscar, seguido de Meia-noite em Paris (pelo menos dos que assisti). São duas obras muito mais complexas que estas acima. E, se o mundo fosse justo, venceriam. Ou O Espião que Sabia Demais e Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres seriam indicados. Resta torcer para que O Artista seja bom. E eu creio que seja. Eu espero que seja. Eu necessito que seja.<br />
<br />
<i>Cavalo de Guerra (War Horse, 2011) - ** /</i> Histórias Cruzadas (The Help, 2011) - *<i>* / Os Descendentes (The Descendants, 2011) - ***</i>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-83341944240462209932011-12-15T13:41:00.000-02:002011-12-15T13:41:48.104-02:00Indicados ao Globo de Ouro 2012 - Comentários Com boas surpresas, os indicados ao Globo de Ouro foram anunciados esta manhã. Enquanto serviu para fortalecer alguns filmes vistos como sem grandes chances (The Ides of March, Midnight in Paris), também levou outros ladeira abaixo (Extremely Loud and Incredibly Close, The Tree of Life). The Artist, The Descendants e Hugo continuam sua posição na dianteira.<br />
<br />
MELHOR FILME - DRAMA<br />
<br />
The Descendants<br />
The Help<br />
Hugo<br />
The Ides of March<br />
Moneyball<br />
War Horse<br />
<br />
Só eu achei estranho terem colocado seis longas? Enfim, previ cinco, mas não consegui (e nem passou pela minha cabeça) The Ides of March. Não gostei da óbvia inclusão de The Help, a única obra que assisti dentre elas. Considero o filme forçado e mal executado. Mas não deve ganhar. Infelizmente, meu querido The Tree of Life ficou de fora.<br />
<br />
MELHOR ATOR - DRAMA<br />
<br />
George Clooney por The Descendants<br />
Leonardo DiCaprio por J. Edgar<br />
Michael Fassbender por Shame<br />
Ryan Gosling por The Ides of March<br />
Brad Pitt por Moneyball<br />
<br />
Para surpresa geral, Gosling entrou, mas não por Drive, e sim por The Ides of March. Merecido, o ator já merecia reconhecimento faz tempo. Mas deve perde a vaga para DuJardin no Oscar.<br />
<br />
MELHOR ATRIZ - DRAMA<br />
<br />
Glenn Close por Albert Nobbs<br />
Viola Davis por The Help<br />
Rooney Mara por The Girl with the Dragon Tatoo<br />
Meryl Streep por The Iron Lady<br />
Tilda Swinton por We Need to Talk About Kevin<br />
<br />
Uma das poucas categorias que previ totalmente. Davis arrasa em The Help e é a melhor coisa do filme. Está entre ela e a veterana Streep.<br />
<br />
MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL<br />
<br />
50/50<br />
The Artist<br />
Bridesmaids<br />
Midnight in Paris<br />
My Week with Marilyn<br />
<br />
Pelos que os críticos falam, My Week with Marilyn é o O Turista da seleção, aquele filme ruim que só o Globo de Ouro dá uma chance. Bridesmaids é muito engraçado e Midnight in Paris um sopro de originalidade, porém The Artist já levou essa.<br />
<br />
MELHOR ATOR - COMÉDIA/MUSICAL<br />
<br />
Jean DuJardin por The Artist<br />
Brendan Gleeson por The Guard<br />
Joseph Gordon-Levitt por 50/50<br />
Ryan Gosling por Crazy, Stupid, Love<br />
Owen Wilson por Midnight in Paris<br />
<br />
Não tenho a menor ideia da onde Gleeson apareceu, mas ele é um intérprete experiente. Fui um dos poucos que apostou em Gosling aqui, a maioria achava que Carell seria o escolhido. E fiquei muito feliz com a lembrança de Gordon-Levitt. Entretanto, também vejo esse prêmio para The Artist, mesmo que os outros sejam competentes.<br />
<br />
MELHOR ATRZ - COMÉDIA/MUSICAL<br />
<br />
Jodie Foster por Carnage<br />
Charlize Theron por Young Adult<br />
Kristen Wiig por Bridesmaids<br />
Michelle Williams por My Week with Marilyn<br />
Kate Winslet por Carnage<br />
<br />
Acertei todas novamente. E nem tinha posto alternativas. Entretanto, creio que seja uma das mais difíceis de adivinhar o vencedor. Com três oscarizadas, temo que Williams não consiga. Ou é só uma impressão minha, porque é outra atriz talentosa de nossa geração.<br />
<br />
MELHOR ATOR COADJUVANTE<br />
<br />
Kenneth Branagh por My Week with Marilyn<br />
Albert Brooks por Drive<br />
Jonah Hill por Moneyball<br />
Viggo Mortensen por A Dangerous Method<br />
Christopher Plummer por Begginers<br />
<br />
Triste ver que Serkis foi ignorado pelo seu sensível trabalho em Rise of the Planet of the Apes. Contudo, Mortensen é ótimo e Hill tem atraído bastante atenção.<br />
<br />
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE<br />
<br />
Bérénice Bejo por The Artist<br />
Jessica Chastain por The Help<br />
Janet McTeer por Albert Nobbs<br />
Octavia Spencer por The Help<br />
Shailene Woodley por The Descendants<br />
<br />
Previ a não inclusão de Mulligan, mas errei ao trocar McCarthy por McTeer. Aliás, essa foi uma grande derrubada na comediante que vinha numa boa sequência. Feliz por Chastain, mas Spencer consegue ser uma das piores coisas de The Help e não merecia estar aí.<br />
<br />
MELHOR DIRETOR<br />
<br />
Woody Allen por Midnight in Paris<br />
George Clooney por The Ides of March<br />
Michael Hazanavicius por The Artist<br />
Alexander Payne por The Descendants<br />
Martin Scorsese por Hugo<br />
<br />
A maior surpresa do dia deve ser Clooney aqui no lugar de Spielberg. Allen entrou não só porque é bom, mas também porque a quinta vaga estava meio em aberto. Categoria forte e ainda sem um vencedor definido, já que as associações de críticos têm se dividido entre Hazanavicius, Scorsese e Payne.<br />
<br />
MELHOR ROTEIRO<br />
<br />
The Artist<br />
The Descendants<br />
The Ides of March<br />
Midnight in Paris<br />
Moneyball<br />
<br />
E mais uma vez a zebra chamada The Ides of March me atrapalhou. Tirando isso, categoria com candidatos previsíveis, mas com um vencedor ainda muito disputado. Moneyball pode até não estar com toda essa bola nas outras categorias, porém venceu já vários prêmios de roteiro. E talvez, eles deem para aqueles que realmente tem chance em melhor filme, como The Descendants (lembrando que o mesmo pessoal venceu anos antes por Sideways), The Artist ou até Midnight in Paris, já que Allen sempre foi um queridinho.<br />
<br />
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO<br />
<br />
Arthur Christmas<br />
Cars 2<br />
Rango<br />
Puss in Boots<br />
The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn<br />
<br />
O ano não foi muito bom para os animadores. Cars 2 entrou pois tem a Pixar como produtora, uma vez que é um filme muito abaixo da média. Rio, mesmo irregular, poderia ter entrado. A disputa está entre Tintin e Rango de qualquer forma.<br />
<br />
MELHOR FILME ESTRANGEIRO<br />
<br />
The Flowers of Wars<br />
In the Land of Blood and Honey<br />
The Kid with a Bike<br />
A Separation<br />
The Skin I Live In<br />
<br />
Pelo fato de Le Havre ter sido esnobado, A Separation é o favorito. Jolie conseguiu uma indicação surpresa, e merecida pelo que dizem. The Skin I Live In é um trabalho muito bom do Almodóvar, e o mediano The Kid with a Bike se mostra o absurdo da categoria, além de ser outro caso que foi influenciado pelos nomes dos responsáveis.<br />
<br />
MELHOR TRILHA SONORA<br />
<br />
The Artist<br />
The Girl with the Dragon Tatoo<br />
Hugo<br />
W.E.<br />
War Horse<br />
<br />
Devia ter previsto que John Williams não seria indicado duas vezes, mas nunca falaria W.E. Ainda mais, quando quem viu não gostou. Não sei apontar ainda quem ganhará. Os quatro principais podem sair com a estatueta.<br />
<br />
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL<br />
<br />
Lay Your Head Down de Albert Nobbs<br />
Hello, Hello de Gnomeo & Juliet<br />
The Living Proof de The Help<br />
The Keeper de Machine Gun Preacher<br />
Masterpiece de W.E.<br />
<br />
Sinceramente, nem sei o que comentar. Escolhas sempre dífíceis e duvidosas são feitas nesta categoria.Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-10212098836441709612011-12-14T21:22:00.000-02:002011-12-14T21:22:01.793-02:00Indicados ao Globo de Ouro 2012 - Previsões Uma das coisas que mais gostei quando criei este blog em meados de janeiro foi poder dar meus comentários sobre a corrida do Oscar 2011. Como estive ausente (chocante!), decidi voltar a escrever sobre aquilo que mais me alegrou neste quase um ano de existência. E enquanto o prêmio da Academia não chega, fico com as previsões ao próximo Globo de Ouro. Não irei tentar adivinhar as categorias de tevê, apesar de possuir alguns favoritos (Game of Thrones, The Good Wife, Modern Family, Homeland e The Killing), pois sim, também vejo séries, porém em uma menor escala. Comentários só virão amanhã.<br />
<br />
MELHOR FILME - DRAMA<br />
<br />
1 - The Descendants<br />
2 - Hugo<br />
3 - The Help<br />
4 - War Horse<br />
5 - Moneyball<br />
alt: The Tree of Life e Extremely Loud and Incredibly Close<br />
<br />
MELHOR ATOR - DRAMA<br />
<br />
1 - George Clooney por The Descendants<br />
2 - Brad Pitt por Moneyball<br />
3 - Michael Fassbender por Shame<br />
4 - Leonardo DiCaprio por J. Edgar<br />
5 - Gary Oldman por Tinker, Tailor, Soldier, Spy<br />
alt: Ryan Gosling por Drive<br />
<br />
MELHOR ATRIZ - DRAMA<br />
<br />
1 - Viola Davis por The Help<br />
2 - Meryl Streep por The Iron Lady<br />
3 - Glenn Close por Albert Nobbs<br />
4 - Tilda Swinton por We Need To Talke About Kevin<br />
5 - Rooney Mara por The Girl with the Dragon Tatoo<br />
alt: Elizabeth Olsen por Martha Marcy May Marlene<br />
<br />
MELHOR FILME - COMÉDIA<br />
<br />
1 - The Artist<br />
2 - Bridesmaids<br />
3 - Midnight in Paris<br />
4 - Begginers<br />
5 - Young Adult<br />
alt: Carnage<br />
<br />
MELHOR ATOR - COMÉDIA<br />
<br />
1 - Jean DuJardin por The Artist<br />
2 - Joseph Gordon-Levitt por 50/50<br />
3 - Owen Wilson por Midnight in Paris<br />
4 - Matt Damon por We Bought a Zoo<br />
5 - Ryan Gosling por Crazy, Stupid, Love<br />
alt: Paul Giamatti por Win Win<br />
<br />
MELHOR ATRIZ - COMÉDIA<br />
<br />
1 - Michelle Williams por My Week with Marilyn<br />
2 - Charlize Theron por Young Adult<br />
3 - Kristen Wiig por Bridesmaids<br />
4 - Kate Winslet por Carnage<br />
5 - Jodie Foster por Carnage<br />
<br />
MELHOR ATOR COADJUVANTE<br />
<br />
1 - Christopher Plummer por Begginers<br />
2 - Kenneth Branagh por My Week with Marilyn<br />
3 - Albert Brooks por Drive<br />
4 - Nick Nolte por Warrior<br />
5 - Andy Serkis por Rise of the Planet of the Apes<br />
alt: Patton Oswald por Young Adult<br />
<br />
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE<br />
<br />
1 - Octavia Spencer por The Help<br />
2 - Melissa McCarthy por Bridesmaids<br />
3 - Jessica Chastain por The Help<br />
4 - Bérénice Bejo por The Artist<br />
5 - Shailene Woodley por The Descendants<br />
alt: Carey Mulligan por Shame<br />
<br />
MELHOR DIRETOR<br />
<br />
1 - Michael Hazanavicius por The Artist<br />
2 - Alexander Payne por The Descendants<br />
3 - Martin Scorsese por Hugo<br />
4 - Steven Spielberg por War Horse<br />
5 - Terrence Malick por The Tree of Life<br />
alt: Stephen Daldry por Extremely Loud and Incredibly Close<br />
<br />
MELHOR ROTEIRO<br />
<br />
1 - The Descendants<br />
2 - Moneyball<br />
3 - Midnight in Paris<br />
4 - The Artist<br />
5 - The Tree of Life<br />
alt: Hugo<br />
<br />
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO<br />
<br />
1 - Rango<br />
2 - The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn<br />
3 - Kung Fu Panda 2<br />
4 - Rio<br />
5 - Arthur Christmas<br />
alt: Happy Feet 2<br />
<br />
MELHOR FILME ESTRANGEIRO<br />
<br />
1 - A Separation<br />
2 - Le Havre<br />
3 - In Darkness<br />
4 - Where do We Go Now?<br />
5 - Miss Bala<br />
alt: Footnote<br />
<br />
MELHOR TRILHA SONORA<br />
<br />
1 - The Artist<br />
2 - War Horse<br />
3 - Hugo<br />
4 - The Girl with the Dragon Tatoo<br />
5 - The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn<br />
alt: Extremely Loud and Incredibly Close<br />
<br />
MELHOR CANÇÃO<br />
<br />
1 - The Living Proof de The Help<br />
2 - Life's a Happy Song de The Muppets<br />
3 - Where the River Goes de Footloose<br />
4 - Bride of Light de Happy Feet 2<br />
5 - So Long de Winnie the Pooh<br />
alt: Man or Muppet de The MuppetsRodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-14977819518484514062011-10-15T19:04:00.000-03:002011-10-15T19:04:05.209-03:00Amizade Colorida (Friends with Benefits, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.blogomatic3000.com/wp-content/uploads/2011/05/friendswithbenefitsposter.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://www.blogomatic3000.com/wp-content/uploads/2011/05/friendswithbenefitsposter.jpg" width="216" /></a></div> No começo desse ano, mais precisamente em março, estreava uma comédia romântica estrelada pela belíssima Natalie Portman e pelo novo Charlie Sheen, Ashton Kutcher, chamada Sexo sem Compromisso. Digo isso, porque ambos filmes possuem o mesmo ponto de partida: é possível ter relações amorosas com uma pessoa sem criar laços afetivos? Porém, enquanto aquele longa era simples e tratava do assunto de forma ingênua, este Amizade Colorida valoriza seus personagens e faz o espectador se importar com eles.<br />
<br />
Dylan é um talentoso diretor de arte que, aproximado por uma headhunter, recebe a tentadora proposta de cuidar de uma grande revista em Nova Iorque. Sem conhecer ninguém na cidade, se torna melhor amigo da moça. Frágeis, eles começam a transar diariamente, alegando que nada crescerá entre eles. Justin Timberlake e Mila Kunis têm química e seguram bem a obra. Entretanto, quem rouba a cena são os veteranos Richard Jenkins, Patricia Clarkson e Woody Harrelson.<br />
<br />
Apesar de ter sido dirigido no automático por Will Gluck, o roteiro feito por seis mãos possui diálogos afiados, momentos originais e personagens surpreendentemente humanos. Há, ainda, ótimas piadas, em sua maioria apontando os inúmeros clichés do gênero, distorcendo alguns e, infelizmente, copiando outros. Mas contando com um bom elenco e ótimas participações, é um sopro de alívio no decadente histórico atual do gênero. E ainda responde bem a pergunta do primeiro parágrafo. Diferente de seu antecessor.<br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;">****</span></b>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com9tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-91274346989602178562011-10-13T22:18:00.001-03:002011-10-13T22:19:42.583-03:00O Zelador Animal (Zookeeper, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://static.moviefanatic.com/images/gallery/the-zookeeper-poster-image.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" oda="true" src="http://static.moviefanatic.com/images/gallery/the-zookeeper-poster-image.jpg" width="215" /></a></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"> Hollywood sempre está na busca de reviver antigos gêneros. Muitos já tiveram sua grande época de ouro. Outros apenas abocanharam alguns sucessos e logo sumiram. Se no primeiro grupo podemos citar os musicais, que há tempos não vê algo decente, no segundo temos os longas de animais, que tiveram seus momentos na década de 90, principalmente com os filmes de Eddie Murphy. Surpreendente ou não, as novas obras desse estilo não empolgam mais. E, aqui, temos um exemplo novo na lista.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><br />
</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"> Griffin é o zelador de um zoológico que foi recusado um pedido de casamento há cinco anos e nunca se recuperou direito. Com a volta de sua antiga amada, decide correr atrás da garota novamente, dessa vez com a ajuda de seus animais e uma veterinária. Kevin James é um comediante carismático, não tem como negar, mas sua parceira Leslie Bibb é péssima e inexpressiva. Talvez isso tenha contado para a apenas boa Rosario Dawson. E Ken Jeong extrapola mais uma vez na caricatura.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><br />
</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"> Dirigido mecanicamente por Frank Coraci, o filme possui personagens que mudam de acordo com o roteiro e animais unidimensionais que sempre tem na manga superficiais e toscas lições de moral para o protagonista. É ainda muito previsível, com uma fotografia equivocada e músicas de fundo deslocadas. Só não seria um desastre total se James não fosse tão cativante, já que é sem graça demais. E pior: é bobo para adultos e difícil para crianças. Ou seja, nem público certo tem.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><br />
</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: left;"><span style="font-size: x-large;"><em><strong>**</strong></em></span></div>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-27989739226575077082011-10-10T19:15:00.001-03:002011-10-10T19:15:47.282-03:00Contra o Tempo (Source Code, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://static.moviefanatic.com/images/gallery/source-code-poster_405x600.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://static.moviefanatic.com/images/gallery/source-code-poster_405x600.jpg" width="216" /></a></div> Uma última tendência de Hollywood tem sido fazer filmes de ação onde os protagonistas agem puramente por amor, se tornando herois para ficar com a pessoa a quem amam, porém não podem por forças maiores e inexplicáveis. Foi assim no recente (e excelente) Os Agentes do Destino, e agora ocorre o mesmo neste também ótimo Contra o Tempo. Infelizmente, ninguém previa que outra tendência seria piorar o longa com um final contraditório e menor, dramaticamente falando.<br />
<br />
Colter Stevens é um soldado que acorda dentro de um trem no corpo de um desconhecido. Após oito minutos, o transporte explode e ele acorda dentro de uma cápsula. Informado que está numa complexa missão, coloca tudo a perder para salvar a linda Christina, enquanto procura achar o responsável pelo acidente. Jake Gyllenhaal retrata muito bem a confusão inicial de seu personagem, e realmente passa a impressão que está se apaixonando por Michelle Monaghan, que possui uma ótima química com o companheiro de cena. Já Vera Farmiga e Jeffrey Wright estão muito bem e não fazem feio.<br />
<br />
Sendo apenas seu segundo trabalho, Duncan Jones demonstra que Lunar não foi apenas acaso, e que tem talento de sobra. Ajudado por um roteiro intrigante e bem amarrado, narra com eficiência a história. A edição é hábil em conduzir o espectador sem confundí-lo e nunca deixar a tensão cair. Entretanto, como já dito, peca por um final medroso, mas com um lindo plano dentro do trem. É outro longa atual que faz o público pensar. Se eles estão abertos a isso, eu já não sei. Contudo, se não estiverem, estão perdendo uma grande oportunidade.<br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;">****</span></b>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-15444907708706361802011-10-06T18:17:00.000-03:002011-10-06T18:17:54.032-03:00Oscar 2012 - Os pré-candidatos<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://assets.nydailynews.com/img/2011/09/16/alg_drive_gosling.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="238" src="http://assets.nydailynews.com/img/2011/09/16/alg_drive_gosling.jpg" width="320" /></a></div> Uma das coisas que eu mais adorei de fazer no meu blog foram as previsões de dois dos maiores prêmios de cinema da atualidade: o Globo de Ouro e o Oscar. E, como meu espaço tá meio caidinho (espero que ninguém tenha se surpreendido com isso), decidi fazer uns rápidos comentários dos filmes desse ano que podem ser indicados a eles, uma tarefa corajosa, uma vez que temos nenhuma ideia ainda de como as coisas podem rolar, e pelo fato da corrida do Oscar mal ter se iniciado.<br />
<br />
Então, o que me motivo a escrever sobre isso tão cedo? A grande quantidade de títulos (bons) esse ano. Sim, pois ainda não tivemos, pela crítica especializada que já conferiu certos longas, nenhum filme ruim que estivesse nas listas inicias de previsão (acredite, tem gente que as fazia uma semana depois dos Oscars). Repare: já tivemos A Árvore da Vida, Melancolia, Meia Noite em Paris, e aqueles que estão correndo por fora, porém são esperados por alguns, como Harry Potter 7.2 e Planeta dos Macacos: A Origem.<br />
<br />
Vindo de derivadas premiações, pudemos saber que outros também têm sido bem avaliados, como A Dangerous Method, The Artist, The Descendents, Shame e O Espião que Sabia Demais. Além disso, os que já estrearam nos Estados Unidos e possuem críticas igualmente positivas, como Moneyball, The Idees of March (Tudo pelo Poder), The Help (Histórias Cruzadas), Drive (vi e amei) e Contagion (Contágio).<br />
<br />
Apenas isso já seria considerado um número grandioso, entretanto temos pela frente War Horse (Cavalo de Guerra), As Aventuras de Tintin - O Segredo do Licorne, My Week with Marilyn, J. Edgar, Hugo, Young Adult, Carnage, The Iron Lady, Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres, We Bought a Zoo e Albert Nobbs.<br />
<br />
Concluindo: o jogo está bom, mas está muito no começo. Muitos aí irão cair, sempre acontece. Lembro de dois anos atrás a surpresa que recebi quando vi que Um Olhar do Paraíso estava sendo massacrado. Claro, fui concordar quando assisti, contudo todos esperavam que ele fosse estar entre os principais. E eu não sei quanto a vocês, porém estou muito ansioso pelo Oscar 2012.Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-3908651003932987782011-10-03T14:42:00.000-03:002011-10-03T14:42:36.086-03:00Meus filmes favoritos<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://1.bp.blogspot.com/_twbhXF46gdI/THp2Yc9bQbI/AAAAAAAAJZ8/nSPVzP9S98Y/s1600/jurassic_park_ver2.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://1.bp.blogspot.com/_twbhXF46gdI/THp2Yc9bQbI/AAAAAAAAJZ8/nSPVzP9S98Y/s320/jurassic_park_ver2.jpg" width="214" /></a></div> É fato, todos têm aqueles filmes que consideram como o de suas vidas, aqueles que mostrarão as suas crianças e terão guardadinho num canto especial da sua coleção, e que por diversos motivos se tornaram seus favoritos, podendo tanto ser pelo valor da obra, pela qualidade técnica, por ter assistido com alguém importante ou por ter ajudado em uma época difícil de sua vida. E eu tenho os meus.<br />
<br />
Como me auto considero um amador no cinema, sei que possuo lacunas grandes na minha filmografia, e que portanto essa lista está em constante mudança. Um dos filmes, aliás, eu vi mês passado, e já é tão relevante assim para mim. E após fazer aquela brincadeira do facebook dos 30 dias de filmes (todo mundo deve conhecer, principalmente se gosta de cinema), eu decidi crescer um pouco mais e formular meus 10 prediletos. Porque, combinamos, 30 é demais.<br />
<br />
Mas um pouco da minha história: quando criança, era vidrado nas cinesséries Jurassic Park e Alien, tendo já os visto diversas vezes. Ainda gosto muito deles, porém foram perdendo espaço. Em outra fase, num momento de alta influência de minha mãe, curtia os musicas Grease - Nos Tempos da Brilhantina, Footloose e Dirty Dancing. Também caíram, e hoje apenas avalio o primeiro como um realmente bom longa. Então, entrei no mundo das séries, da qual ainda faço parte. ER, Lost, Dexter e Friday Night Lights logo se tornaram um pequeno vício que apenas aumentou, resultando em medíocres pilotos e séries sem final (Pushing Daisies, Rubicon, Jericho), causando um certo desprezo e cuidado pelo que opto a acompanhar.<br />
<br />
Daí, meu amor pela sétima arte nasceu de verdade.<br />
<br />
(Em ordem alfabética):<br />
<br />
Amadeus<br />
O Clube dos Cinco<br />
Fitzcarraldo<br />
Forrest Gump<br />
Metrópolis<br />
Psicose<br />
O Silêncio dos Inocentes<br />
Um Sonho de Liberdade<br />
Três Homens em Conflito<br />
A Vida de BrianRodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-74656387470646470132011-08-27T16:23:00.000-03:002011-08-27T16:23:32.237-03:00Minha pausa e filmes Como vocês puderam notar, me ausentei do blog por um tempo. Um longo tempo, aliás. Isso aconteceu devido a viagens feitas no mês de julho e provas em agosto. Agora, porém, acho que conseguirei voltar as minhas atividades normais. Contudo, são muitos filmes para comentar, portanto dividirei todos em dois ou três grandes posts com pequenos comentários. Desculpem mesmo pelo problema e pela recorrente falta de aviso.<br />
<br />
<b>O Poder e a Lei (The Lincoln Lawyer, 2011)</b><br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.filmeja.com/wp-content/uploads/2011/04/the-lincoln-lawyer-teaser-poster-13-12-10-kc.jpg" imageanchor="1" style="clear: left; float: left; margin-bottom: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://www.filmeja.com/wp-content/uploads/2011/04/the-lincoln-lawyer-teaser-poster-13-12-10-kc.jpg" width="135" /></a></div>Apesar do batido tema, O Poder e a Lei tem ótimas reviravoltas e mantém a atenção do espectador durante todo o filme. O personagem caiu como uma luva na persona de Matthew McConaughey, em uma de suas melhores interpretações. O elenco de apoio ainda é de grande ajuda, com exceção de Ryan Phillipe, que pouco cresceu desde o início de sua carreira. O diretor só perde a mão nas cenas onde o personagem fica bêbado, porém é perdoável. Uma boa pedida aos fãs do gênero.<br />
<span style="font-size: x-large;"><b>****</b></span><br />
<br />
<b>Sobrenatural (Insidious, 2010)</b><br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://coolt.blog.br/site/images/stories/cinema/cartazes_diversos/insidious-poster.jpg" imageanchor="1" style="clear: right; float: right; margin-bottom: 1em; margin-left: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://coolt.blog.br/site/images/stories/cinema/cartazes_diversos/insidious-poster.jpg" width="135" /></a></div>Todas as boas qualidades do filme ocorrem em seu primeiro ato. Quando ainda não apela para os habituais clichés, a obra desenvolve seus personagens e deixa um clima tenso no ar. Contudo, como já disse, se deixa cair nos perigos do terror. E se Rose Byrne constrói uma personagem intrigante, Patrick Wilson é atrapalhado por uma surpresa dispensável do roteiro, que esquece de revelar algumas das principais perguntas. Uma pena, pois parecia acima da média.<br />
<b><span style="font-size: x-large;">***</span></b><br />
<br />
<b>Incêndios (Incendies, 2010)</b><br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.ioncinema.com/old/images/user/news_5357_user_24267.jpg" imageanchor="1" style="clear: left; float: left; margin-bottom: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://www.ioncinema.com/old/images/user/news_5357_user_24267.jpg" width="138" /></a></div>Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro desse ano, esta obra canadense se revela o segundo melhor longa da lista, perdendo apenas para para Um Mundo Mulher. Com personagens interessantes, uma narrativa densa e uma reviravolta que, mesmo não sendo completamente coerente, serve como um desfecho digno. Lubna Azabal transforma Nawal na alma da obra, enquanto Maxin Gaudette e Mélissa Désormeaux-Poulin ajudam na composição deste ótimo filme.<br />
<b><span style="font-size: x-large;">****</span></b><br />
<br />
<b>Carros 2 (Cars 2, 2011)</b><br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.nerdiabos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/cars-2-poster.jpg" imageanchor="1" style="clear: right; float: right; margin-bottom: 1em; margin-left: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://www.nerdiabos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/cars-2-poster.jpg" width="132" /></a></div>A Pixar é dona de um currículo invejoso, incluindo algumas das animações mais extraordinárias da história. Portanto, é no mínimo estranho, que esta sequência tenha feito tantos erros. Apesar de ser bem feita e divertida, as piadas não funcionam, as perseguições são genéricas e a escolha de colocar Mate como protagonista é errada, transformando um alívio cômico numa tortura combinação de gags clichés. Só esperamos que seja um caso isolado, pois ninguém é perfeito.<br />
<span style="font-size: x-large;"><b>***</b></span><br />
<br />
<b>Eu Sou o Número Quatro (I Am Number Four, 2011)</b><br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://blog.80millionmoviesfree.com/wp-content/uploads/2010/12/i-am-number-four-poster.jpg" imageanchor="1" style="clear: left; float: left; margin-bottom: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://blog.80millionmoviesfree.com/wp-content/uploads/2010/12/i-am-number-four-poster.jpg" width="134" /></a></div>Adaptado de um livro medíocre com uma mitologia criativa feito para adolescentes, o filme é, pelo menos, superior ao seu material de origem. Contudo, isso não quer dizer muita coisa. Sem trazer nada de novo, a obra conta com um elenco fraco (nem o excelente Timothy Olyphant coopera), diálogos risíveis e uma direção amadora. As músicas dão um gás a mais, e a história é atraente, mas ambos não são créditos do longa. É a preparação de uma franquia, mas não creio que irá para frente.<br />
<span style="font-size: x-large;"><b>**</b></span><br />
<br />
<b>Padre (Priest, 2011)</b><br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.blogomatic3000.com/wp-content/uploads/2011/03/priest-poster-600x891.jpg" imageanchor="1" style="clear: right; float: right; margin-bottom: 1em; margin-left: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://www.blogomatic3000.com/wp-content/uploads/2011/03/priest-poster-600x891.jpg" width="134" /></a></div>O tema é bom, o contexto que eles criam é interessante, os efeitos especiais são perfeitos e a fotografia é impecável. Entretanto, tudo isso ocorre por cima de personagens chatos e uma trama maçante. Paul Bettany e Karl Urban estão muito bem, mas Alan Dale e Christopher Plummer são mal usados. Felizmente, dura pouco e as cenas de ação são envolventes. Porém, o gosto amargo de que poderia ser muito melhor permanece por um tempo.<br />
<span style="font-size: x-large;"><b>***</b></span><br />
<br />
<b>Brasil Animado (Idem, 2011)</b><br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://fiqueligado.com.br/public/images/uploads/postsconteudo/transformers_3/brasil-animado-poster.jpg" imageanchor="1" style="clear: left; float: left; margin-bottom: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://fiqueligado.com.br/public/images/uploads/postsconteudo/transformers_3/brasil-animado-poster.jpg" width="135" /></a></div>A primeira incursão brasileira no 3D com um longa-metragem se revela uma grande homenagem ao nosso país, mostrando algumas das nossas mais lindas paisagens e principais pontos turísticos. Nem as piadas utilizadas até dizer chega, a previsível reviravolta e a falta de recursos estragam este belo presente do cinema ao Brasil, pois qualquer verdadeiro patriota se sentirá orgulhoso vendo este longa. Já que, acima de tudo, tem alma. E isso basta.<br />
<span style="font-size: x-large;"><b>***</b></span>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-66050169762867325492011-07-13T01:47:00.000-03:002011-07-13T01:47:20.200-03:00Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://2.bp.blogspot.com/-8KJsc60M9R4/TddWQy9JFxI/AAAAAAAAA4o/sukNEW2V0Iw/s1600/adjustment-bureau-poster-1.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320px" m$="true" src="http://2.bp.blogspot.com/-8KJsc60M9R4/TddWQy9JFxI/AAAAAAAAA4o/sukNEW2V0Iw/s320/adjustment-bureau-poster-1.jpg" width="216px" /></a></div> De vez em quando, nossa vida parece só encontrar algum sentido quando conhecemos a pessoa de nossos sonhos. Uma simples olhada dela e nosso mundo já fica mais colorido. Porém, e se forças superiores estivessem tentando nos separa, você faria de tudo para tê-la de novo? Olha, pode até soar absurdo, mas é exatamente disso que o filme fala. Contudo, não se enganem. Pois quando feito de uma boa forma, até a ideia mais louca pode dá certo. Vide Charlie Kaufman. Ou este novo longa romântico de ação.<br />
<br />
David Norris é um candidato a senador que, diante de uma inesperada derrota, esbarra com Elise, uma bela mulher, no banheiro masculino. Após um mês sem se verem, os dois se reencontram. Entretanto, ele é logo avisado por estranhos homens que não podem continuar juntos. Com poucas cenas para desenvolverem o relacionamento de seus personagens, Matt Damon e Emily Blunt possuem grande química e não desperdiçam a chance de nos convencer, sendo ajudados por seguras atuações de Terence Stamp e Michael Kelly.<br />
<br />
Hábil ao passar uma forte imagem de solidão no protagonista, o estreante George Nolfi ainda consegue fazer excelentes cenas de perseguição. O roteiro, baseado num conto de Philip K. Dick, cria misteriosas perguntas, e as responde de forma inteligente e coesa, porém deixando algumas conscientemente para o espectador desvendar por conta própria (e isso pode passar desde alienígenas a Deus). Infelizmente, termina a obra de forma covarde e abrupta, jogando fora muito do que havíamos visto. Se os cinco minutos finais fossem mudados, aposto que seria considerado uma obra-prima contemporânea. Portanto, um longa acima da média. Com o destaque de ser original e empolgante.<br />
<br />
<span style="font-size: x-large;"><strong>****</strong></span>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-34118058778089124502011-07-12T01:08:00.001-03:002011-07-12T01:09:06.717-03:00X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.thinkhero.com/wp-content/uploads/2011/02/x-men-first-class-poster-xavier.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320px" m$="true" src="http://www.thinkhero.com/wp-content/uploads/2011/02/x-men-first-class-poster-xavier.jpg" width="215px" /></a></div> Em 2000, o primeiro X-Men revolucionou o cinema ao adaptar uma história em quadrinhos de forma genuinamente boa. Antes dele, poucos haviam conseguido. Portanto, uma continuação era uma questão de tempo. Tanto que três anos depois, X-Men 2 foi criado, e acabou ficando melhor que o original. Para completar a trilogia, fizeram O Confronto Final, levemente inferior, porém longe de ruim. Contudo, quiseram dinheiro demais e o longa medíocre de Wolverine nasceu. Felizmente, eles colocaram a cinessérie de volta aos trilhos com este novo episódio. E me arrisco a dizer, que é o superior dos cinco.<br />
<br />
Charles é um exímio professor de genética que descobre que seus poderes não são privilégios apenas seus, e decide montar um grupo de mutantes para combater o malvado Shaw. Em seu grupo, participam Eric, Raven e Hank, os futuros Magneto, Mística, Fera, entre outros. James McAvoy está ótimo como o líder, entretanto, a obra é de Michael Fassbender, numa atuação visceral. Kevin Bacon faz a melhor interpretação de sua carreira, enquanto Jennifer Lawrence e Nicholas Hoult provam novamente que realmente sabem atuar. Já January Jones se limita ser bonita.<br />
<br />
Assumindo a direção, Matthew Vaughn faz um trabalho maravilhoso, sendo a melhor escolha que poderiam ter feito. O roteiro nos mantém presos na cadeira, e ainda fecha as pontas soltas com imprevisíveis reviravoltas, além de colocar a trama num evento que aconteceu de verdade, dando veracidade a tudo. Mas principalmente, desenvolve os personagens A direção de arte cria cenários lindos e a trilha sonora é eficaz mesmo não tendo composições muito originais. Contando com cenas de ação envolventes (ao contrário do longa anterior), o filme ressalta o poder dessa série no cinema. Que venham as continuações, pois elas vão existir.<br />
<br />
<span style="font-size: x-large;"><strong>*****</strong></span>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-15452402535757874772011-07-08T22:46:00.000-03:002011-07-08T22:46:14.678-03:00Os 10 Melhores Filmes de 2011 - Parcial Com o término do primeiro semestre do ano, resolvi fazer uma prévia dos melhores longas lançados até agora, ranking feito também em janeiro para 2010, quando coloquei A Origem em primeiro lugar (A Fita Branca e Toy Story 3 fecharam o pódio). Claro que não vi todos os filmes, e cito como lacunas da minha parte os elogiados Meia Noite em Paris e O Mágico. Aliás, ainda temos seis meses de estreia faltando. Portanto, com certeza essa lista mudará.<br />
<br />
Mas para início de conversa, dez longas que merecem uma certa menção (em ordem alfabética): 127 Horas; Os Agentes do Destino; A Árvore; Biutiful; Bravura Indômita; Enrolados; Jogo de Poder; Não Me Abandone Jamais; O Poder e a Lei; e Reencontrando a Felicidade.<br />
<br />
<div style="text-align: center;">10º - O Vencedor</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/_MC9XvQiuf24/TOiZZw4PU9I/AAAAAAAAPxU/FQpeHe_7WbQ/s320/the_fighter_11.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" src="http://3.bp.blogspot.com/_MC9XvQiuf24/TOiZZw4PU9I/AAAAAAAAPxU/FQpeHe_7WbQ/s320/the_fighter_11.jpg" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">9° - Incêndios</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://c7nema.net/galeria/albums/userpics/10001/incendies_2010_02.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="200" src="http://c7nema.net/galeria/albums/userpics/10001/incendies_2010_02.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">8° - Em um Mundo Melhor</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.miamiartzine.com/tinymce_images/1_in_a_better_world.JPG" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://www.miamiartzine.com/tinymce_images/1_in_a_better_world.JPG" width="320" /></a></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://scanorama.lt.server.onlinemedia.lt/public/var/tmp/films/2010/10/02/397/659x310_c_in-a-better-world-tituline_1.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><br />
</a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">7º - Inverno da Alma</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://1.bp.blogspot.com/_isd7kvhhMsU/TUSQzgy1EHI/AAAAAAAAAic/dOa6Zb30kXg/s1600/cena-do-filme-winters-bone-dirigido-por-debra-granik-1291130170735_560x400.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="228" src="http://1.bp.blogspot.com/_isd7kvhhMsU/TUSQzgy1EHI/AAAAAAAAAic/dOa6Zb30kXg/s320/cena-do-filme-winters-bone-dirigido-por-debra-granik-1291130170735_560x400.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">6° - Lixo Estraordinário</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.boasnoticias.pt/img/wasteland.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="218" src="http://www.boasnoticias.pt/img/wasteland.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">5° - Homens e Deuses</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.filmofilia.com/wp-content/uploads/2011/01/OfGodsAndMen-535x349.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="208" src="http://www.filmofilia.com/wp-content/uploads/2011/01/OfGodsAndMen-535x349.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">4° - X-Men: Primeira Classe</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/-ZVGBGeH58ZQ/Ta38DMN4q5I/AAAAAAAAAK0/p7Uu1ck8WGQ/s1600/X-men+First+Class.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="221" src="http://3.bp.blogspot.com/-ZVGBGeH58ZQ/Ta38DMN4q5I/AAAAAAAAAK0/p7Uu1ck8WGQ/s320/X-men+First+Class.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">3° - Namorados para Sempre</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://tecnologia-e-cinema.com/ficheiros/blue-valentine2.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://tecnologia-e-cinema.com/ficheiros/blue-valentine2.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">2° - Cópia Fiel</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://4.bp.blogspot.com/_RpqXqo6GM7s/S_KwPMerFaI/AAAAAAAAA6g/f7GTcLtHZfE/s1600/000000000+Certified+Copy.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="212" src="http://4.bp.blogspot.com/_RpqXqo6GM7s/S_KwPMerFaI/AAAAAAAAA6g/f7GTcLtHZfE/s320/000000000+Certified+Copy.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">1º - Cisne Negro</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.coisitasdeluxo.com.br/wp-content/uploads/2011/02/loveorletdie_black_swan_natalie_portman_vincent_cassel5.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="202" src="http://www.coisitasdeluxo.com.br/wp-content/uploads/2011/02/loveorletdie_black_swan_natalie_portman_vincent_cassel5.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-61942646287721823192011-07-07T02:40:00.000-03:002011-07-07T02:40:01.836-03:00Namorados Para Sempre (Blue Valentine, 2010)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://blog.lavabros.com/wp-content/uploads/2011/04/blue-valentine-poster.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" m$="true" src="http://blog.lavabros.com/wp-content/uploads/2011/04/blue-valentine-poster.jpg" width="216" /></a></div> Em um diálogo do filme, o protagonista faz um monólogo alegando que homens são mais românticos, pois eles seguem o coração, enquanto as mulheres põem acima de tudo, a estabilidade econômica e social que os maridos podem trazer. Relacionamentos começam e acabam tão rápido, que certas pessoas nem permanecem no fundo. Outros, duram até demais. E mesmo que um não aceite, o parceiro já seguiu em frente. Frases e reflexões como estas diferem o longa, tanto em seu conteúdo, quanto em seu realismo, tornando a obra uma das melhores peças de arte que o cinema proporcionou este ano.<br />
<br />
Dean e Cindy são um casal que perderam o interesse um pelo outro. Para tentar reaver sua paixão, decidem passar uma noite sozinhos num motel, sem os filhos. Porém, o plano dá errado, e eles relembram como se conheceram e dos tempos onde o amor entre eles ainda existia. Ryan Gosling interpreta intensamente Dean, mudando de humor facilmente, sem nunca perder o carinho por Cindy, que vivida pela Michelle Williams, é uma mulher calma que sabe esconder seus reais sentimentos. Juntos, carregam o filme e contém ótima química.<br />
<br />
O novato Derek Cianfrance faz uma estreia impecável. Além de ter roteirizado (com o apoio de duas pessoas) de forma delicada e franca, ainda dirigiu com uma calma e sutileza invejável. A fotografia emprega bem os tons melancólicos da situação, e a edição usa coerentemente o vai-e-vem da história, sem nunca transparecer erros e confusão no espectador. Acima de tudo, um filme verdadeiro e corajoso. Os olhares dos personagens dizem isso. São humanos. Abertos a equívocos, e tentados pelo maior. E poucas vezes já conseguiram isso de maneira tão natural.<br />
<br />
<strong><span style="font-size: x-large;">*****</span></strong>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-11559891891453014392011-07-04T02:46:00.000-03:002011-07-04T02:46:25.173-03:00Passe Livre (Hall Pass, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://collider.com/wp-content/uploads/Hall-Pass-movie-poster.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" i$="true" src="http://collider.com/wp-content/uploads/Hall-Pass-movie-poster.jpg" width="216" /></a></div> Irregulares por natureza, os irmãos Farelly viram seus filmes caírem de qualidade durante os anos. Sem nunca, ao menos, terem dado grande relevância a câmera e seus atributos, criaram boas obras na década de 90 e custaram a voltar ao auge. Pois, aqui, quase atingem esta meta. Nada realmente espetacular e hilário, mas ao menos te faz rir durante seus 105 minutos. E numa safra, digamos, porca nesse gênero, longas assim deveriam subir aos olhos.<br />
<br />
Rick e Fred são dois maridos que jamais abandonaram sua tara por mulheres. Então, recebem de suas esposas, uma chance de passarem uma semana livre das correntes matrimoniais. Contudo, percebem que se tinham alguma característica boa para conseguir pessoas do outro sexo, estas já haviam sido perdidas há um certo tempo. Owen Wilson e Jason Sudeikis têm boa química e seguram bem o filme, ajudados pelas competentes Jenna Fischer e Christina Applegate. O maior elogio, entretanto, vai a sensacional participação do veterano Richard Jenkins.<br />
<br />
Ainda sem melhorarem sua técnica, os diretores conseguem empregar suavidade suficiente para nos entreter. O roteiro, abusando de momentos embaraçosos, tem uma moral agradável que é passada de forma natural. Perde um pouco de ritmo em seu terceiro ato, e quase fica sentimental demais, mas não estraga a primeira hora. Acaba se tornando, ao seu fim, num dos poucos exemplares engraçados do ano.<br />
<br />
<span style="font-size: x-large;"><strong>***</strong></span>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-91111947122092175362011-07-02T02:44:00.000-03:002011-07-02T02:44:50.118-03:00Rio (Idem, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://2.bp.blogspot.com/_uGleMMFGlhI/TQBM3XK6WNI/AAAAAAAAABk/pr0sg35z37A/s1600/Rio+New+Poster.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" i$="true" src="http://2.bp.blogspot.com/_uGleMMFGlhI/TQBM3XK6WNI/AAAAAAAAABk/pr0sg35z37A/s320/Rio+New+Poster.jpg" width="216" /></a></div> Brasil está na moda. Para algumas pessoas, no topo do mundo. E em teoria, nada seria melhor do que um já conhecido diretor de nossa terra fazer um filme sobre a cidade mais famosa brasileira. Portanto, talvez, isto tenha sido o problema. Não que o longa falhe em absolutamente tudo que propõe, mas esperávamos uma obra que não usasse de nossos estereótipos a cada dois segundos. E o que mais vemos é isso. Oras, você nunca pegou trânsito porque um desfile de samba ocorria no meio da rua, e nem reconheceu a porta-bandeira como sua dentista. Diverte? Sim. Decepciona? Com certeza.<br />
<br />
Blu é um pássaro que se perde de sua mãe e é contrabandeado ilegalmente para os EUA, onde vira bicho de estimação de uma adorável menina. Anos mais tarde, ambos descobrem que ele é um animal em extinção, e que precisa urgentemente procriar, senão a espécie logo desaparecerá. Aqui, se envolve novamente no mercado negro. Contudo, com a ajuda de sua pretendente, deve voltar aos braços de sua dona e escapar de seus seguidores, enquanto enfrenta seu medo de voar. Anne Hathaway e Jesse Eisenberg dublam muito bem, apoiados por também ótimos atores, inclusive Rodrigo Santoro, num irreconhecível inglês.<br />
<br />
Tecnicamente fabuloso, recriando as lindas paisagens cariocas de forma brilhante, o filme se estabelece para crianças. Tanto que contém um roteiro infestado de clichés e pouco ambicioso, com personagens bonitinhos, uma trilha sonora convencional, momentos musicais bacanas (mesmo que nenhum seja especialmente envolvente), e canções legais como Take You to Rio e Telling the World (reproduzida nos créditos). O que basta para Carlos Saldanha, como diretor, é transformar seu longa num agradável convite para se visitar nossa pátria. Mas, instante algum, mostra cenas que não foram pré-formuladas pelos estrangeiros. Uma pena.<br />
<br />
<span style="font-size: x-large;"><strong>***</strong></span>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-35580187927988280182011-06-28T19:53:00.000-03:002011-06-28T19:53:51.768-03:00Rango (Idem, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://buefixe.net/wp-content/uploads/2011/05/rango-poster-535x792.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://buefixe.net/wp-content/uploads/2011/05/rango-poster-535x792.jpg" width="216" /></a></div> O gênero de faroeste encontra-se atualmente fora de moda. No passado, não apenas dominou o circuito, como transformou simples mortais em lendas, tanto que piadas envolvendo Chuck Norris são habituais em rodinhas de amigos. Contudo, isso deve mudar. Pois se no começo do ano vimos Bravura Indômita, o excelente drama dos irmãos Coen (que faturou mais de 170 milhões de dólares nos EUA), logo chegou por aqui Rango. Afinal, nada como reviver algo pelas crianças. E ele provou bem seu ponto nesta ajuda.<br />
<br />
Rango é um camaleão de estimação aspirante a ator que se perdeu de sua família no deserto. Acabando numa cidadezinha pobre do Oeste, usa seus métodos artísticos para contar histórias e tornar-se o novo ídolo da cidade. Mas quando um grupo de animais roubam todo o estoque de água do local, ele é obrigado a partir para uma busca contra os malfeitores. Grande parte do trunfo de filme vem de seus dubladores, especialmente Johnny Depp, que faz de Rango uma criatura humana e interessante; e Ned Beatty.<br />
<br />
Comandado pelo sempre competente Gore Verbinski, o filme contém gags excelentes, referências relevantes a outros longas, uma trilha fantástica, e personagens encantadores, abusando de todos os clichés de faroeste de modo inteligente. Ainda possui uma fotografia intensa, mostrando que animações podem encantar sim nesse quesito. O roteiro, infelizmente, se arrasta em cenas desnecessárias e longas, principalmente em seu miolo. Entretanto, a viagem visual e a perfeição estética da obra a colocam em um degrau acima das demais.<br />
<br />
<span style="font-size: x-large;"><b>****</b></span>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-14779128316053987332011-06-20T21:46:00.001-03:002011-06-20T21:51:54.285-03:00Os 20 melhores filmes da década A década acabou faz alguns meses, mas como ainda é algo recente, decidi montar uma lista com meus filmes favoritos entre os anos de 2001 e 2010. Lembrando que é estritamente pessoal, e que qualquer indiferença pode ser tanto culpa da minha avaliação do filme, ou do simples fato de que ainda não o vi (porém, mais nessa última categoria, já que tenho lacunas grandes). De qualquer forma, segue minhas escolhas:<br />
<br />
<div style="text-align: center;">20º - A Queda - As Últimas Horas de Hitler</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.cinecynic.com/wp-content/uploads/2008/11/der_untergang.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="244" src="http://www.cinecynic.com/wp-content/uploads/2008/11/der_untergang.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">19º - A Viagem de Chihiro</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://4.bp.blogspot.com/_-oEsCUmjUQ8/TLiqLRgi38I/AAAAAAAAADY/SZ6kCFxsnBk/s1600/Chihiro.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="232" src="http://4.bp.blogspot.com/_-oEsCUmjUQ8/TLiqLRgi38I/AAAAAAAAADY/SZ6kCFxsnBk/s320/Chihiro.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">18º - Cisne Negro</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://1.bp.blogspot.com/_XT6lG1od7CU/TUYJ4DRWcrI/AAAAAAAAAMg/PR8pV82dui8/s1600/Black+Swan++Natalie++Portman.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="171" src="http://1.bp.blogspot.com/_XT6lG1od7CU/TUYJ4DRWcrI/AAAAAAAAAMg/PR8pV82dui8/s320/Black+Swan++Natalie++Portman.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">17º - Batman - O Cavaleiro das Trevas</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/-ZLCfjMlehu4/TdaSgl7YT9I/AAAAAAAAC1s/Cq87IvLETdA/s1600/Batman-The-Dark-Knight-Rises.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="214" src="http://3.bp.blogspot.com/-ZLCfjMlehu4/TdaSgl7YT9I/AAAAAAAAC1s/Cq87IvLETdA/s320/Batman-The-Dark-Knight-Rises.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">16º - Pequena Miss Sunshine</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://speakingkorea.com/wp-content/uploads/2010/01/LittleMissSunshinePageant.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://speakingkorea.com/wp-content/uploads/2010/01/LittleMissSunshinePageant.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">15º - Bastardos Inglórios</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://thefilmstage.com/wp-content/uploads/2010/06/IB-29.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://thefilmstage.com/wp-content/uploads/2010/06/IB-29.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">14º - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/-1XDbJDlKZ3Q/TaENgOM8CTI/AAAAAAAAAts/RRPWOuQzjqs/s1600/amelie-nino.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="165" src="http://3.bp.blogspot.com/-1XDbJDlKZ3Q/TaENgOM8CTI/AAAAAAAAAts/RRPWOuQzjqs/s320/amelie-nino.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">13º - O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://2.bp.blogspot.com/_upUP8LPS0ro/S73_kbuJWFI/AAAAAAAAAEE/pDOd8Fbd8K4/s1600/Fellowship+Of+The+Rings.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="218" src="http://2.bp.blogspot.com/_upUP8LPS0ro/S73_kbuJWFI/AAAAAAAAAEE/pDOd8Fbd8K4/s320/Fellowship+Of+The+Rings.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">12º - Donnie Darko</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://beyondmediaonline.com/wp-content/uploads/2009/03/darko2.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://beyondmediaonline.com/wp-content/uploads/2009/03/darko2.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">11º - Quem Quer Ser um Milionário?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://2.bp.blogspot.com/-pA4n-QJcoHg/Tc2YY5WyUtI/AAAAAAAABMs/9QLI08LKJtE/s640/Slumdog-Millionaire-f04.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://2.bp.blogspot.com/-pA4n-QJcoHg/Tc2YY5WyUtI/AAAAAAAABMs/9QLI08LKJtE/s320/Slumdog-Millionaire-f04.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">10º - O Pianista</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://imgs.sfgate.com/c/pictures/2002/12/29/pk_pianist2_ho.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="214" src="http://imgs.sfgate.com/c/pictures/2002/12/29/pk_pianist2_ho.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">9º - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/-rP05PQl_RxM/Tdli0FRHGSI/AAAAAAAAAWY/xx6jxC7IDKc/s1600/eternal-sunshine_l.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="240" src="http://3.bp.blogspot.com/-rP05PQl_RxM/Tdli0FRHGSI/AAAAAAAAAWY/xx6jxC7IDKc/s320/eternal-sunshine_l.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">8º - Kill Bill: Vol. 1</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://newslang89.files.wordpress.com/2011/04/killbillvol1-3.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="212" src="http://newslang89.files.wordpress.com/2011/04/killbillvol1-3.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">7º - Moulin Rouge</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://downloads.open4group.com/wallpapers/moulin-rouge--santine-d8e2d.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="240" src="http://downloads.open4group.com/wallpapers/moulin-rouge--santine-d8e2d.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">6º - Dogville</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://4.bp.blogspot.com/_lK3IEuXw90k/TUCSF-vac0I/AAAAAAAAADI/MVX7O5Fdor0/s1600/dogville+%25281%2529.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://4.bp.blogspot.com/_lK3IEuXw90k/TUCSF-vac0I/AAAAAAAAADI/MVX7O5Fdor0/s320/dogville+%25281%2529.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">5º - Cidade de Deus</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/_PLrqWZaOFGM/TEWsavt19NI/AAAAAAAABAw/RHne4lbkzDU/s400/ilustra-cidade-deus.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="210" src="http://3.bp.blogspot.com/_PLrqWZaOFGM/TEWsavt19NI/AAAAAAAABAw/RHne4lbkzDU/s320/ilustra-cidade-deus.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">4º - Elefante</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://movieloner.com/wp-content/uploads/2008/11/elephant2.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="184" src="http://movieloner.com/wp-content/uploads/2008/11/elephant2.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">3º - A Origem</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://media.oregonlive.com/madaboutmovies/photo/inception-2jpg-dfa29cded9dda054.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://media.oregonlive.com/madaboutmovies/photo/inception-2jpg-dfa29cded9dda054.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">2º - Sangue Negro</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.directorsnotes.com/wp-content/uploads/2008/12/blood.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="213" src="http://www.directorsnotes.com/wp-content/uploads/2008/12/blood.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: center;">1º - Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-2/lord-of-the-rings-return-of-the-king.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="222" src="http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-2/lord-of-the-rings-return-of-the-king.jpg" width="320" /></a></div><div style="text-align: center;"><br />
</div><div style="text-align: left;">Menções honrosas (em ordem alfabética): Closer - Perto Demais; Deixe Ela Entrar; Filhos da Esperança; A Fita Branca; Frost/Nixon; O Grande Truque; Irreversível; Quase Famosos; A Rede Social; e Toy Story 3.</div>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-10704140281728233152011-06-17T18:36:00.000-03:002011-06-17T18:36:51.753-03:00Gnomeu e Julieta (Gnomeo and Juliet, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/_-i61YwkAQZs/TN5byXLFCHI/AAAAAAAAADs/PulFIRQYJcw/s1600/Gnomeo+and+Juliet+Movie+Poster.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://3.bp.blogspot.com/_-i61YwkAQZs/TN5byXLFCHI/AAAAAAAAADs/PulFIRQYJcw/s320/Gnomeo+and+Juliet+Movie+Poster.jpg" width="216" /></a></div> Quando falamos de animação, existem dois tipos de pessoas: aqueles que têm completo preconceito e se limitam a filmes com "gente", e aqueles que gostam de todos longas do gênero. A verdade, é que certas animações são bem ruins. Podemos citar os dois últimos longas de Shrek e o recente Meu Malvado Favorito. E são assim, pois abusaram de piadas convencionais e bobas, que além de não serem engraçadas, revelam uma grande falta de originalidade por parte de seus criadores. Gnomeu e Julieta pertence a estes maus exemplos.<br />
<br />
Uma versão infantil da clássica tragédia de Shakespeare, retrata as brigas entre duas raças de gnomos: os azuis e os vermelhos, que constantemente se xingam e se enfrentam em corridas de cortadores de gramas. Julieta, cansada de ser tratada como uma frágil donzela, sai uma noite a procura de uma linda flor, e encontra Gnomeu, que fugia após ter invadido o jardim inimigo. Se apaixonam, e agora precisam combater os obstáculos impostos pela delicada situação.<br />
<br />
Contendo momentos musicais pavorosos, a obra não é simplesmente péssima por ter curta duração e alguns momentos inspirados, como a participação do próprio autor original (não de verdade, claro). Porém, logo enfraquece diante de personagens fracos, uma trama mal desenvolvida, um início descartável e uma qualidade gráfica rústica. Os motivos de tanto ódio entre eles nunca são explicados, e mostrar que os donos da casa não se gostam também não é uma justificação. Talvez fosse melhor deixar de lado a épica história. Ou melhor, deixar de lado esta tragédia, no mal sentido da palavra.<br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;">**</span></b>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-3789620113256098602011-06-14T17:34:00.000-03:002011-06-14T17:34:09.431-03:00Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://collider.com/wp-content/uploads/pirates-of-the-caribbean-on-stranger-tides-movie-poster-02.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://collider.com/wp-content/uploads/pirates-of-the-caribbean-on-stranger-tides-movie-poster-02.jpg" t8="true" width="216" /></a></div> Em 2003, estreava por todo mundo o primeiro filme da saga Piratas do Caribe, baseado no famoso brinquedo da Disney. Logo, virou um imenso sucesso, que resultou em duas continuações boas, porém inferiores, e numa indicação de melhor ator para Johnny Depp. Aliás, seu Jack Sparrow já dava indícios de ser o verdadeiro astro dos longas. Por isso, após a trilogia original, resolveram apostar numa nova (contudo nada está confirmado ainda), apenas com ele. Até liberaram os outros dois protagonistas. Infelizmente, se revelou no filme mais fraco da série, mesmo que divirta.<br />
<br />
Após descobertas sobre o paradeiro da embarcação de Ponce de León, ingleses, espanhois e piratas agora buscam a lendária Fonte da Juventude. Já Sparrow, após perder seu amado navio, é obrigado a servir na tripulação de Barbanegra, onde um antigo amor está, alegando ser filha do malvado capitão. Depp continua bom, e seu personagem ainda é dono das melhores falas, mas já da sinais de desgastes, enquanto Geoffrey Rush melhora o nível novamente. Entretanto, o mesmo não pode ser dito sobre Ian McShane e Penélope Cruz, que atuam no automático. Fechando o elenco, os novatos Sam Claflin e Astrid Berges-Frisbey fracassam, sem química alguma e talento.<br />
<br />
Substituindo o competente Gore Verbinski, Rob Marshall pouco inventa e entrega uma direção desleixada, sem conseguir fazer bom uso do 3D. Escrito pela mesma dupla dos anteriores, o roteiro se perde em seus inúmeros personagens e mitos. Além do mais, erram feio em vários momentos: com o personagem Barbanegra, que aparentemente não gostava de exposição, para depois de ser mostrado, não sair de tela, com o simples intuito de criar um suspense banal sobre sua existência; e com os espanhois, desnecessários o longa inteiro, para no final fazerem uma piadinha infantil sobre religião. A fotografia ainda piora de vez o filme. Nem o design de produção e os efeitos salvam. Então por que três estrelas? Johnny Depp. O filme é dele, e ele não desaponta.<br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;">***</span></b>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-83335449063519315152011-06-13T17:58:00.000-03:002011-06-13T17:58:00.166-03:00Justin Bieber: Never Say Never (Idem, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://kingroom.com/wp-content/uploads/2010/10/justin_bieber_never_say_never_xlg.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://kingroom.com/wp-content/uploads/2010/10/justin_bieber_never_say_never_xlg.jpg" t8="true" width="215" /></a></div> Vivemos num mundo cercado pela tecnologia. Um mundo na qual crianças aprendem a mexer em computadores antes de aprender a ler. Num mundo que oferece oportunidades e a chance de espalhar seu material por diversos países. E neste mundo, Justin Bieber nasceu. Juntou uma legião de fãs, e com menos de um ano de carreira, lotou o Madison Square Garden. Talvez aleguem que conseguiu isso por ser bonitinho, mas a verdade é que ele não é nenhum aspirante. Fizeram este filme para tentar provar. E, visando este objetivo, acertaram em cheio. Porém, cinematograficamente, erraram e muito.<br />
<br />
O longa narra toda a trajetória de Bieber e seu tal show, passando pelos testes vocais a suas aulas educacionais nos bancos de um ônibus. Paralelamente, acompanhamos sua história, por meio de vídeos caseiros e entrevistas com familiares. Recheado de pequenas participações de artistas famosos como Usher e Ludacris, o longa tem em um de seus piores problemas a personalidade pouco verossímil de seu protagonista, já que o adolescente vive dando lições de auto-ajuda, contudo ele não passou por muitas dificuldades pessoalmente.<br />
<br />
Ao focar nos momentos de sua infância, o filme encontra seus melhores momentos, seguido por um carisma (aí sim) do então menino. E é de se espantar todo o drama criado no último ato com uma provável decaída na voz do garoto, uma vez que pelo documentário inteiro vimos diversas de suas apresentações, criando um absurdo e ineficaz conflito. Apresentações, estas, que apenas evidenciavam mais ainda a falta de conteúdo do longa. Talvez se tivessem esperado mais alguns anos para realizar este trabalho, tramas de verdade teriam acontecido. Por enquanto, soa como um incrivel caça-níquel.<br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;">**</span></b>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-32295454870521494582011-06-01T14:49:00.000-03:002011-06-01T14:49:42.073-03:00Thor (Idem, 2011)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://www.oindesmentivel.com/wp-content/uploads/2011/04/thor-poster-1.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://www.oindesmentivel.com/wp-content/uploads/2011/04/thor-poster-1.jpg" width="216" /></a></div> Há um tempo atrás, a Marvel Studios decidiu dar início a um ambicioso projeto: Os Vingadores. Ele consiste em juntar diversos super-heróis num mesmo filme, uma ideia que já funcionara anteriormente nos quadrinhos. E para isso, precisavam fazer os longas de cada um. Primeiro, veio o Homem de Ferro, e agora este Thor. A vontade de sair por cima era tão grande, que ainda contrataram um experiente e sério diretor para o trabalho. O resultado: um longa realmente ambicioso, mas longe de perfeito.<br />
<br />
Após desobedecer as regras de seu pai, Thor é banido de seu planeta e é mandado para a Terra. Lá, se apaixona pela bela cientista Jane Foster, enquanto seu irmão, Loki, tenta roubar o trono em sua terra natal. Chris Hemsworth convence no papel principal, porém o maior achado do longa é Tom Hiddleston, que transforma seu personagem no mais intrigante e complexo. Já Anthony Hopkins reabre parte de seu grande talento perdido em filmes recentes, e Natalie Portman rejuvenesce a tela, contudo seu papel é praticamente desnecessário, assim como o de Rene Russo.<br />
<br />
Apesar de Kenneth Branagh acerta na direção de elenco e nas cenas de confrontos verbais, seus ângulos tortos se mostram inexplicáveis e as batalhas pouco motivam. O roteiro erra nas tentativas cômicas e as mudanças nas características de Thor são abruptas e incábiveis. A trilha sonora não explora nada novo, e a fotografia abusa de manjados truques para separar os planetas, que funcionam, diga-se de passagem. Mas o melhor são os efeitos especiais e o design de produção. Dignos de algo que o filme não é.<br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;">***</span></b>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-46281876861933341182011-05-30T21:54:00.000-03:002011-05-30T21:54:22.372-03:00Reencontrando a Felicidade (Rabbit Hole, 2010)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://3.bp.blogspot.com/-xwrlCgNqNs8/TagN9WM5I2I/AAAAAAAACYE/QsaUkBz1AX0/s1600/Rabbit+Hole+Poster+1.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://3.bp.blogspot.com/-xwrlCgNqNs8/TagN9WM5I2I/AAAAAAAACYE/QsaUkBz1AX0/s320/Rabbit+Hole+Poster+1.jpg" width="216" /></a></div> Nascemos, crescemos, nos casamos, temos filhos, morremos. Nos mais simples termos, uma vida completa é assim. Ao decorrer dela, é onde aparece os momentos bons e ruins. Mas o que fazer quando uma alma perde a chance de seguir este rumo logo após o segundo item citado? Enquanto no mundo existem assassinos, estupradores e ladrões, uma ordinária criança dá adeus. Porém, o problema nunca termina aí. Pois vem o luto da família. A reconstituição. A redenção. Este é o momento tratado neste tocante filme. O reencontro com uma tão sonhada felicidade.<br />
<br />
Becca e Howie perderam seu filho de quatro anos há oito meses num acidente de carro. Juntos, começam a participar de grupos de apoio em busca de consolo. Contudo, é na amizade com Jason, o adolescente que atropelou a criança, que ela encontra sua maior oportunidade de salvação. Nicole Kidman, assim como sua personagem, se reinventa após uma série de longas irregulares, interpretando a mulher com uma notável calma, e Aaron Eckhart acaba sendo uma ótima dupla para ela, entregando química e sensatez. Já Dianne Wiest e Miles Teller acertam na sensibilidade de suas performances.<br />
<br />
Dirigido sem exageros por John Cameron Mitchell e escrito por David Lindsay-Abaire numa adaptação de sua própria peça, o filme tem seu maior problema em seu extremo realismo da vida, que portanto, custa a nos emocionar completamente. Entretanto, os atos maduros e as situações verossímeis do roteiro nos conquistam, embalados por uma belíssima trilha sonora. E ao pular o melodrama da morte do menino, o filme não apenas revela-se corajoso, mas também inteligente. Talvez sufoque alguns, porém a reflexão vinda do desenho feito pelo jovem culpado já é o suficiente para a obra se tornar indispensável.<br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;">****</span></b>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8244158103239276894.post-88188839077154850902011-05-26T16:31:00.000-03:002011-05-26T16:31:18.589-03:00Malu de Bicicleta (Idem, 2010)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><a href="http://blog.adorocinema.com/wp-content/uploads/2010/09/165735066.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;"><img border="0" height="320" src="http://blog.adorocinema.com/wp-content/uploads/2010/09/165735066.jpg" width="215" /></a></div><div style="text-align: left;"> Filmes brasileiros são considerados pelos críticos como um dos melhores e mais sensíveis atualmente, competindo com os da Romênia e África do Sul. Porém, algo ainda muito triste de notar, é que nós próprios pouco nos importamos com nossas obras. E vendo isso, foram lançados vários longas com diversos temas batidos pelos americanos. Para pegar um exemplo recente, cito As Melhores Coisas do Mundo, que apesar de funcionar perfeitamente como história, é recheado de clichés que não existem em nossas terras, como jornalistas online de colegial. Este aqui, segue o mesmo caminho. E como todo tradicional filme americano, é irregular.</div><div style="text-align: left;"><br />
</div><div style="text-align: left;"> Luiz Mário é um garanhão dono de uma boate, que de tão viciado em mulheres, chega ao ponto de seus amigos o aconselharem a viajar e, quem sabe, se afastar desse caminho, pelo menos levemente. Contudo, no Rio, conhece Malu, uma mulher linda e aventureira. Começam a sair, e logo se estabelecem em São Paulo. Mas a amada não consegue se acostumar com a nova vida, e constantemente retorna à sua cidade. Enciumado, o homem acredita que ela o esteja traindo. Marcelo Serrado convence no papel, enquanto Fernanda de Freitas desponta e entrega uma ótima performance; mas Marjorie Estiano age sem carisma e no automático.</div><div style="text-align: left;"><br />
</div><div style="text-align: left;"> Escrito pelo renomado Marcelo Rubens Paiva, o filme, infelizmente, encontra seus piores erros no roteiro. Situações como a terapia de Malu são deixadas de lado sem esclarecimento e os momentos cômicos falham. Já a direção de Flávio R. Tambellino aposta em nada muito criativo, entretanto não ofende e tampouco atrapalha. E a trilha sonora, apesar de variada, revela-se convencional. Ao fim, é uma decepção notar que um ótimo primeiro ato se perca num jogo de cíumes e paranoias. Se fosse melhor trabalhado, e não seguisse as riscas o estilo americano, convenceria absurdamente mais.</div><div style="text-align: left;"><br />
</div><div style="text-align: left;"><span style="font-size: x-large;"><b>***</b></span></div>Rodrigohttp://www.blogger.com/profile/04599275862014011355noreply@blogger.com3