Pages

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Qual é o Problema de Christopher Nolan?



      Para explicar a não indicação incrivelmente injusta de Christopher Nolan na categoria de melhor diretor no Oscar, é preciso observar a carreira de David Fincher, provável ganhador na cerimónia. Ele estreou em Alien 3, e se Ridley Scott não concorreu pelo primeiro, Fincher jamais teria chances, além da Academia não gostar de ficção científica. Então, fez o que é considerado seu melhor filme até hoje: Seven. Revolucionário e muito diferente da linha de filmes da época, foi esnobado (injustamente). Ele e o filme. Daí, fez a sua mais controvérsia obra. Para alguns um filme de caráter questionável, para outras um dos melhores filmes da década de 90: Clube da Luta. E novamente rejeitado. Em seguida, filmou o Quarto do Pânico e Zodíaco. Tudo isso, resultou numa chamada para fazer O Curioso Caso de Benjamin Button, sua direção menos pessoal, e seu filme mais hollywoodiano. Portanto, recebeu sua primeira indicação ao Oscar, e ganharia se Quem Quer Ser um Milionário não fosse um estouro de proporções gigantescas. Dois anos depois, gravou A Rede Social. E pronto, outro trabalho pouquíssimo pessoal (comparado aos seus grandes clássicos), na qual deve ganhar por ele.

      O que tudo isso implica no problema de Christopher Nolan citado no título? Os dois seguiram caminhos bem parecidos, porém um se afastou e resolveu aceitar o que aparecia na mesa, e o outro continuou em filmes, digamos, pouco amados pela Academia. Faz tempo que um filme de super herói não é levado a sério nas premiações, e ação menos ainda. Ação inteligente, puts, nunca. Nolan ainda não foi indicado, pois está indo por caminhos alternativos, fazendo filmes que te fazem pensar. E cada vez menos pessoas pensam nos cinemas. Há quem tenha dormido em A Origem, feito que acho extremamente raro, já que a trilha sonora é alta, e a montagem ágil. Mas por quê fizeram isso? Medo de raciocinar. Ou, apenas, incapacidade, contudo não quero ofender ninguém. Ou seja, após tudo isso, conclui-se: Christopher Nolan só concorrerá quando aceitar dramas lentos ou histórias mais bonitinhas e fáceis de se ver. O que, para seus fãs, será muito frustrante. E se vocês não concordam com a minha visão da atual carreira de David Fincher, lembrem-se que ele acabou de aceitar fazer um remake de um filme sueco de 2009.

2 comentários:

  1. Cristiano Contreiras disse...

    Um absurdo mesmo a ausência de Nolan entre os indicados por Direção. Mas, convenhamos, o Oscar já foi algo justo - se é que algum dia foi, de fato.

    Contudo, não custava nada indicá-lo visto que alguns atores mais fracos e filmes medianos, como "Inverno da alma", foi lembrado. E o que falar de DiCaprio? o ator teve um ano significativo, quem viu "A Origem" e "Ilha do medo" (outro esquecido, pff) sabe do que falo.

    Abraço!
    te linkei no meu blog!
    e sigo aqui, até

  2. Rodrigo disse...

    Cristiano Contreiras - Tenho certeza que Di Caprio um dia ganhará seu Oscar, que nunca mesmo foi justo. Também te linkei.