Com boas surpresas, os indicados ao Globo de Ouro foram anunciados esta manhã. Enquanto serviu para fortalecer alguns filmes vistos como sem grandes chances (The Ides of March, Midnight in Paris), também levou outros ladeira abaixo (Extremely Loud and Incredibly Close, The Tree of Life). The Artist, The Descendants e Hugo continuam sua posição na dianteira.
MELHOR FILME - DRAMA
The Descendants
The Help
Hugo
The Ides of March
Moneyball
War Horse
Só eu achei estranho terem colocado seis longas? Enfim, previ cinco, mas não consegui (e nem passou pela minha cabeça) The Ides of March. Não gostei da óbvia inclusão de The Help, a única obra que assisti dentre elas. Considero o filme forçado e mal executado. Mas não deve ganhar. Infelizmente, meu querido The Tree of Life ficou de fora.
MELHOR ATOR - DRAMA
George Clooney por The Descendants
Leonardo DiCaprio por J. Edgar
Michael Fassbender por Shame
Ryan Gosling por The Ides of March
Brad Pitt por Moneyball
Para surpresa geral, Gosling entrou, mas não por Drive, e sim por The Ides of March. Merecido, o ator já merecia reconhecimento faz tempo. Mas deve perde a vaga para DuJardin no Oscar.
MELHOR ATRIZ - DRAMA
Glenn Close por Albert Nobbs
Viola Davis por The Help
Rooney Mara por The Girl with the Dragon Tatoo
Meryl Streep por The Iron Lady
Tilda Swinton por We Need to Talk About Kevin
Uma das poucas categorias que previ totalmente. Davis arrasa em The Help e é a melhor coisa do filme. Está entre ela e a veterana Streep.
MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL
50/50
The Artist
Bridesmaids
Midnight in Paris
My Week with Marilyn
Pelos que os críticos falam, My Week with Marilyn é o O Turista da seleção, aquele filme ruim que só o Globo de Ouro dá uma chance. Bridesmaids é muito engraçado e Midnight in Paris um sopro de originalidade, porém The Artist já levou essa.
MELHOR ATOR - COMÉDIA/MUSICAL
Jean DuJardin por The Artist
Brendan Gleeson por The Guard
Joseph Gordon-Levitt por 50/50
Ryan Gosling por Crazy, Stupid, Love
Owen Wilson por Midnight in Paris
Não tenho a menor ideia da onde Gleeson apareceu, mas ele é um intérprete experiente. Fui um dos poucos que apostou em Gosling aqui, a maioria achava que Carell seria o escolhido. E fiquei muito feliz com a lembrança de Gordon-Levitt. Entretanto, também vejo esse prêmio para The Artist, mesmo que os outros sejam competentes.
MELHOR ATRZ - COMÉDIA/MUSICAL
Jodie Foster por Carnage
Charlize Theron por Young Adult
Kristen Wiig por Bridesmaids
Michelle Williams por My Week with Marilyn
Kate Winslet por Carnage
Acertei todas novamente. E nem tinha posto alternativas. Entretanto, creio que seja uma das mais difíceis de adivinhar o vencedor. Com três oscarizadas, temo que Williams não consiga. Ou é só uma impressão minha, porque é outra atriz talentosa de nossa geração.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Kenneth Branagh por My Week with Marilyn
Albert Brooks por Drive
Jonah Hill por Moneyball
Viggo Mortensen por A Dangerous Method
Christopher Plummer por Begginers
Triste ver que Serkis foi ignorado pelo seu sensível trabalho em Rise of the Planet of the Apes. Contudo, Mortensen é ótimo e Hill tem atraído bastante atenção.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Bérénice Bejo por The Artist
Jessica Chastain por The Help
Janet McTeer por Albert Nobbs
Octavia Spencer por The Help
Shailene Woodley por The Descendants
Previ a não inclusão de Mulligan, mas errei ao trocar McCarthy por McTeer. Aliás, essa foi uma grande derrubada na comediante que vinha numa boa sequência. Feliz por Chastain, mas Spencer consegue ser uma das piores coisas de The Help e não merecia estar aí.
MELHOR DIRETOR
Woody Allen por Midnight in Paris
George Clooney por The Ides of March
Michael Hazanavicius por The Artist
Alexander Payne por The Descendants
Martin Scorsese por Hugo
A maior surpresa do dia deve ser Clooney aqui no lugar de Spielberg. Allen entrou não só porque é bom, mas também porque a quinta vaga estava meio em aberto. Categoria forte e ainda sem um vencedor definido, já que as associações de críticos têm se dividido entre Hazanavicius, Scorsese e Payne.
MELHOR ROTEIRO
The Artist
The Descendants
The Ides of March
Midnight in Paris
Moneyball
E mais uma vez a zebra chamada The Ides of March me atrapalhou. Tirando isso, categoria com candidatos previsíveis, mas com um vencedor ainda muito disputado. Moneyball pode até não estar com toda essa bola nas outras categorias, porém venceu já vários prêmios de roteiro. E talvez, eles deem para aqueles que realmente tem chance em melhor filme, como The Descendants (lembrando que o mesmo pessoal venceu anos antes por Sideways), The Artist ou até Midnight in Paris, já que Allen sempre foi um queridinho.
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Arthur Christmas
Cars 2
Rango
Puss in Boots
The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
O ano não foi muito bom para os animadores. Cars 2 entrou pois tem a Pixar como produtora, uma vez que é um filme muito abaixo da média. Rio, mesmo irregular, poderia ter entrado. A disputa está entre Tintin e Rango de qualquer forma.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
The Flowers of Wars
In the Land of Blood and Honey
The Kid with a Bike
A Separation
The Skin I Live In
Pelo fato de Le Havre ter sido esnobado, A Separation é o favorito. Jolie conseguiu uma indicação surpresa, e merecida pelo que dizem. The Skin I Live In é um trabalho muito bom do Almodóvar, e o mediano The Kid with a Bike se mostra o absurdo da categoria, além de ser outro caso que foi influenciado pelos nomes dos responsáveis.
MELHOR TRILHA SONORA
The Artist
The Girl with the Dragon Tatoo
Hugo
W.E.
War Horse
Devia ter previsto que John Williams não seria indicado duas vezes, mas nunca falaria W.E. Ainda mais, quando quem viu não gostou. Não sei apontar ainda quem ganhará. Os quatro principais podem sair com a estatueta.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Lay Your Head Down de Albert Nobbs
Hello, Hello de Gnomeo & Juliet
The Living Proof de The Help
The Keeper de Machine Gun Preacher
Masterpiece de W.E.
Sinceramente, nem sei o que comentar. Escolhas sempre dífíceis e duvidosas são feitas nesta categoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Rodrigo,
Sou leitor do Um Amador no Cinema e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Um Amador no Cinema.
Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Um Amador no Cinema, na seção "Parceiros".
Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.
Um abraço,
Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com
Ides of March foi uma surpresa enorme, não só maior do que a indicação de Clooney para diretor também. E com a Jolie também no páreo... É o Globo de Ouro promovendo a entrada dos atores no mundo da direção de filmes!
Assisti a esta nomeação de maneira impassível. Só sei que estou farto de privilégios (leia-se George Clooney) e esquecimentos (leia-se Trier e Malick, que este ano MERECIAM ser nomeados!).
Abraços!
...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
UM AMADOR NO CINEMA
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS,
José
Ramón...
Como eu não vi quase nenhum, vou esperar pelo resultado final, mas curti teus comentários...
Postar um comentário