Pages

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Splice - A Nova Espécie (Splice, 2009)


      Humanos e animais não são tão diferentes assim. Ambos tem sentimentos, proteção materna, dor. E ainda amam, brincam, choram. Apenas uma coisa necessariamente relevante os separa: os humanos pensam. E isso,  pode ser, um dos nossos piores defeitos. Se essa é a verdade, não estou aqui para discuti-la. Porém, é a imagem que Splice tenta nos passar. Uma pequena relíquia da ficção científica atual. Trata de diversos assuntos complexos, e corajosamente, não explica nem aprofunda elas. Quer apenas mostrar o que acontece quando fazemos o impossível, usando nossos genes que foram julgados precocemente superiores.

      Clive e Elsa são dois inteligentes cientistas que conseguiram, ao juntar genes de dez diferentes animais, criar uma nova espécie de bichinhos, chamados de Ginger e Fred. Ao questionarem se podem fazer a mesma coisa, apenas adicionando matéria humana, são interrompidos por seus chefes. Portanto, decidem às escondidas, testarem. E nasce Dren (sim, nerd ao contrário), uma mulher que cresce mais rápido que os humanos e tem várias características animais, como pulmões anfíbios. Contudo, a apresentação de Ginger e Fred para o mundo não dá certo, e eles devem fazer uma decisão sobre a nova "humana". Adrien Brody está bem, mas o filme é das atrizes femininas, Sarah Polley e Delphine Chanéac, principalmente a segunda, que interpreta Dren na fase adulta. Ela consegue passar as inúmeras emoções da personagem sem falas, provando ser uma descoberta.

      Contando apenas com algumas reviravoltas que facilmente são percebidas pelo público, o longa faz bem em todas as outras áreas. O diretor Vincenzo Natali já provara seu talento no misterioso Cubo, e agora impressiona fazendo um trabalho com poucas técnicas ambiciosas, mas que prendem o espectador. O roteiro escrito por ele e mais duas outras pessoas também funciona. Só peca no final, onde a obra dá sinais de terror. Para os fãs desse gênero, um filme imperdível. Para os críticos, um estudo da mente humana e de suas capacitações.

****

2 comentários:

  1. Kamila disse...

    Fiquei intrigada com esse teu texto... Não conhecia o filme!

  2. Rodrigo disse...

    Kamila - Pois veja, é uma boa surpresa.