Pages

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Comentários do Globo de Ouro


      Como já era de se esperar, o Globo de Ouro deu para A Rede Social o prêmio principal da noite, em mais uma noite chata, cheia de intervalos e com uma tradução simultânea deplorável, já que a mulher pulava partes do discurso, recontava piadas e discursos emocionados sem qualquer inspiração, estragando uma festa, que de acordo com sites americanos, foi a melhor em anos. Apresentado por um Ricky Gervais brilhante (só pude rir mesmo com ele hoje vendo vídeos da festa, sem aquela insuportável voz), com uma homenagem fantástica ao também fantástico Robert De Niro, o show teve poucas surpresas. Não posso dizer muito sobre a parte de TV, pois não leio muito sobre isso. Mas afirmo que me surpreendi com Glee vencendo, uma série que adoro, porém tem, infelizmente, perdido sua graça nessa temporada, e eu não esperava que ganhasse. E ainda nessa seção (digamos assim), fiquei feliz com a vitória da sensacional Laura Linney, que não pôde comparecer devido ao falecimento de seu pai. Quase me esqueci de Al Pacino, perfeito em You Don't Know Jack.

      Em relação as minhas previsões, acertei 10 de 14, inclusive a surpresa Paul Giamatti. Dos que errei, o único que não dava para adivinhar era o de melhor filme estrangeiro. Os outros três eram possiblidades que passaram pela minha cabeça, mas como não publiquei não devo ficar me gabando. E agora, até estou me considerando meio burro por não ter colocado a trilha sonora de A Rede Social, contudo o amor pela obra de Hans Zimmer falou mais alto. De qualquer forma, o trabalho de Trent Reznor e Atticus Ross não é ruim, pelo contrário, excelente. Apenas inferior.

      Adorei ver a Natalie Portman ganhando, por um filme que além de ter amado, é onde ela entrega a melhor performance de sua carreira. Não vi O Discurso do Rei, mas Colin Firth atuou tão soberbamente bem em Direito de Amar que não condeno ninguém. Já Christian Bale é outro caso. Desde O Império do Sol ele impressionante, porém nunca recebeu o devido merecimento. Antes tarde do que nunca. Melissa Leo, sua parceira de cena e uma atriz pouca conhecida, venceu atriz coadjuvante, mas tenho que ver para saber se devia ter ganho mesmo. Todavia, em Rio Congelado ela esta muito boa. Sobre A Rede Social: é um ótimo filme. David Fincher já devia ter ganho faz tempo, desde Seven e Clube Da Luta. Contudo, A Origem é também um ótimo filme, e Christopher Nolan também já devia ter ganho antes, por Amnésia e O Cavaleiro das Trevas. Pelo menos a trilha de A Origem poderia ter sido reconhecida, mas o favoritismo de A Rede Social nesse ponto já é absoluto. Ganhou também roteiro, escrito por Aaron Sorkin, num trabalho genial.

      Pelas comédias, Minhas Mães e Meu Pai era o melhor filme. Os outros ou eram ruins ou nem eram comédias. Red é o segundo melhor dos indicados, mas houve melhores esse ano, como Scott Pilgrim, Kick-Ass, e até mesmo O Pior Trabalho do Mundo. Annete Bening está maravilhosa em seu papel lésbico. E Paul Giamatti é um competente ator. Provavelmente mereceu. E bateu um dos meus ídolos, Kevin Spacey. Já estou ansioso pelo filme.

      No geral, foi uma noite sem surpresas, com excesso de Brangelina e Scott Caan na plateia (só porque ele é filho de James Caan? Ok, só porque ele é filho de James Caan. E ele sumiu, né? Bons atores estão sendo cada vez mais desperdiçados. Vide Ryan Gosling); e Robert Downey Jr. dando um show. Repetição no Oscar? Certeza. A única categoria principal ainda em dúvida (que deixará de existir quando o SAG der o seu prêmio, ou dificultar mais do que já esta) é a de melhor atriz coadjuvante. O que tornará a entrega meio cansativo, porque é mais do mesmo. Mas ainda sim, um evento anual que não pode deixar de ser visto, principalmente por quem ama cinema.

      Lista de todos os vencedores aqui: http://news-briefs.ew.com/2011/01/16/2011-golden-globes-the-winners-list/

2 comentários:

  1. Kamila disse...

    Eu gostei do Globo de Ouro, ontem, apesar da previsibilidade da lista de vencedores. Eu queria que a gente tivesse mais surpresas. Meus momentos favoritos da noite: a apresentação do Gervais; o Robert Downey Jr., a Tiny Fey e o Steve Carell; a Claire Danes; o Chris Colfer e a Natalie Portman.

  2. Rodrigo disse...

    Kamila - Também queria mais surpresas. E nem comentei sobre a Claire Danes e o Chris Colfer, mas foram momentos realmente marcantes.