Pages

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Burlesque (Idem, 2010)


      Musicais saíram de moda. E isso é comprovado pelo fato de que desde Moulin Rouge, não temos um exemplar realmente decente do gênero (nisso, incluo o vencedor do Oscar Chicago; os sucessos High School Musical e Hairspray; e os fracos Fama e Nine). Mas se formos olhar assim, faroestes também estavam em baixa, e agora voltaram com tudo, devido ao novo Bravura Indômita. A diferença é que, se aquela obra funcionava, esta apenas tenta, e desesperadamente.

      Ali é uma garota que se muda para Los Angeles em busca de fama. Após várias decepções, descobre Burlesque, um clube dançarino comandado por Tess, e imediatamente se apaixona pelo local. Porém, não a deixam trabalhar no palco, e se contenta em virar garçonete. Quando finalmente consegue sua chance, é vista como a única capaz de salvar o lugar, à beira da falência. Christina Aguilera tem uma voz muito potente, e sua atuação não está muito atrás disso. Contudo, Cher apresenta-se novamente irregular. Já Allan Cuming e Kristen Bell são desperdiçados, enquanto Stanley Tucci e Eric Dane continuam personas iniciadas em O Diabo Veste Prada e Grey's Anatomy, respectivamente.

      O filme em sua primeira cena já dá sinais de mediocridade, ao começar de forma abrupta e repentina. Aliás, o longa inteiro é dessa forma, com inúmeros furos (por que Tess não gosta de Ali no início?) e personagens que vão e voltam sem maiores explicações, como a dançarina grávida. E ainda é recheado de clichés e tiradas infantis. A direção é especialmente sem inspiração, a edição ruim, e o som baixo nas cenas do dia-a-dia, e alto nos momentos musicais. De bom, apenas o figurino e a canção You Haven't Seen the Last of Me, merecidamente ganhadora do Globo de Ouro, mesmo ocorrendo aleatoriamente no filme. O que não é nada contraditório, vindo desta fraca obra.

**

13 comentários:

  1. Cristiano Contreiras disse...

    Acho que sou o único que não gosta de Cher como atriz. Sério, até hoje acho o Oscar dela por "Feitiço da Lua" um absurdo! Todas as concorrentes estavam melhores e nunca gostei dela, isso é fato. No máximo, reconheço que como cantora é muito, muito boa mesmo! E eu até tenho aqui uns dois discos...

    Recomendo que veja o musical 'Rent - Os Boemios', muito bom!

  2. Rodrigo disse...

    Cristiano Contreiras - Verei então Rent, que nunca me chamou a atenção. E Cher já teve seus momentos, porém aqui não é um deles.

  3. Unknown disse...

    Rent é muito bom, esse filme eu nao vi ainda, mas a historia me parece um pouco com a do show bar!!!!

  4. Rodrigo disse...

    Ana Carolina - É realmente muito parecido com Show Bar. E com mais você dando essa dica, vo corre agora atrás de Rent.

  5. Cristiano Contreiras disse...

    Acredite, Rent é maravilhoso. Um dos meus musicais favoritos. Poste ele aqui.

  6. Rodrigo disse...

    Cristiano Contreiras - Com certeza, assim que assitir.

  7. Natalia disse...

    Estou sem vontade de assistir por varias razoes: Uma que a Cher não me comove na atuação. Outra que odeio a Aguilera. E outra que se fosse Burlesque com estilo, colocariam Dita Von Teese, rs.

    Acho o cartaz do filme bem interessante. Mas o filme, só vou conferir qdo lançar em dvd mesmo.

    Bjs

  8. cleber eldridge disse...

    Confesso ter um certo interesse por esse filme, até porque adoro músicais - vou baixar ele e conferir, apesar de não botar fé na Aguilera!

  9. Rodrigo disse...

    Natalia - Com todos os "méritos" do filme, esperar para ver em DVD não é uma ideia tão ruim. Beijos.

    cleber eldridge - Pode botar, ela tem um vozeirão.

  10. Ricardo Morgan disse...

    Não vi "Burlesque", mas ainda vou vê-lo, apesar da crítica 'negativa'. Concordo com você, desde Moulin Rouge não teve um musical tão brilhante como o longa protagonizado por Nicole Kidman e Ewan McGregor.

    Um abraço

  11. Rodrigo disse...

    Ricardo Morgan - Aquele longa é realmente fantástico. Abraço.

  12. Cristiano Contreiras disse...

    Vc posta O Homem da Mascara de Ferro hoje?

  13. Rodrigo disse...

    Cristiano Contreiras - Então, nem escrevi a crítica ainda, mas se quiser posto sim.