Pages

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cisne Negro (Black Swan, 2010)


     
      Darren Aronofsky é um dos melhores diretores da safra recente de Hollywood. Réquiem Para um Sonho é um fabuloso estudo das drogas nas pessoas, e o seu trabalho mais recente (e também o mais famoso) O Lutador, é um drama maravilhoso. Por isso, Cisne Negro era esperado com ansiedade pelos seus fãs, que foram brindados com um thriller psicológico instigante, e mais uma excelente obra de sua filmografia. Díficil, e de vez em quando, apontado como terror, merecidamente foi um dos filmes mais cotados na maioria das premiações.

      Nina é uma talentosa bailarina. Na academia há várias anos, nunca foi escolhida para ser a principal do clássico O Lago dos Cisnes, por não ter um lado mau a vista. Mas ao ser chamada pelo diretor do teatro para finalmente realizar seu sonho, a garoto precisa encontrar essa sua parte ruim. Porém, uma nova aluna chega e ameaça roubar o seu trono. Natalie Portman transcende a fraqueza e instabilidade da personagem no tom certo, chegando ao auge na cena final, onde toda a sua técnica artística vai a tona, revelando a melhor atuação do ano e de sua carreira. Já Mila Kunis passa a confiança e a sensualidade de Lily de forma magnífica; e Barbara Hershey faz bonito quando entra em cena. Vincent Cassel tem um papel menor, mas perfeito de qualquer jeito.

      Outras coisas interessantes do filme são os efeitos especiais, orgânicos na história e muito bem realizados; a fotografia, que contrasta certas horas o negro com o claro, elevando ainda mais a diferença que Nina carrega em seu corpo; a ótima direção de arte; e a maquiagem, injustamente esquecida no Oscar. Ou seja, com um roteiro brilhante (cheio de simbolismos), atuações brilhantes, direção brilhante e uma trilha sonora brilhante, esse acaba sendo o melhor filme lançado em 2011 por enquanto. E tudo isso chega ao ápice na estupenda cena final, com uma reviravolta imprevisível e incrivelmente eficaz. Cisne Negro é um filme na qual todos devem ver, pois é quase divino.

*****

4 comentários:

  1. Kamila disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  2. Unknown disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  3. Cristiano Contreiras disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  4. Rodrigo disse...

    Sem querer, removi os comentários, portanto gostaria de agradecer a Kamila, Ana Carolina e Cristiano Contreiras por terem gentilmente comentado. A vida do blog ainda é curta, então creio que isso não acontecerá de novo. Desculpem pelo transtorno.