Pages

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Os Dez Filmes


      A Rede Social ou O Discurso do Rei? David Fincher ou Tom Hooper? Faltando menos de duas semanas para a maior premiação do cinema mundial, a disputa continua em aberta. Se em anos anteriores, prever o vencedor era fácil, desta vez a coisa não está tão fechada. Mas a verdade é: ninguém quer ver o filme do monarca ganhando. Suas qualidades técnicas são notáveis, porém o mesmo não pode ser dito do roteiro. Por isso, uma vitória de A Rede Social seria muito mais benvinda.

      Das dez obras, meu favorito é A Origem. Acho o filme tudo isso, sim. A trilha, os efeitos, a história, os personagens. Até agora, ainda não me conformo com as esnobadas nas categorias de edição e direção. Nolan é um dos melhores realizadores de nossa época. Em segundo, que não fica muito atrás em qualidade, é Cisne Negro, um drama intenso, imprevisível e marcante. Portman está brilhante, e sua estatueta dourada é justa e eminente. Aronofsky é outro que deve ser colocado ao lado dos grandes contemporâneos. Completando o pódio, o delicioso, divertido e emocionante Toy Story 3. A maturidade do filme é algo maravilhoso de se assistir, e termina uma trilogia soberbamente.

      Em quarto lugar, o antigo favorito A Rede Social. O conto de como o Facebook foi criado tem um roteiro magistral, ótimas atuações, e uma trilha incrível. Não é o melhor trabalho de Fincher, e sua mudança aos filmes hollywoodianos é decepcionante. Entretanto, seu longa cativa e é muito bom. Logo depois, vem o nervoso e independente Inverno da Alma, que conta com uma Jennifer Lawrence sensacional, e é o último longa cinco estrelas da lista. Em seguida, O Vencedor, comandado pelo David O. Russel, que faz um grande trabalho, na qual você vibra, chora e ri. Culpa dos fantásticos atores. Em sétimo, o novo drama do vencedor do ano retrasado Danny Boyle (e a crítica chega sábado aqui), com James Franco na melhor atuação de sua carreira.

      Os três últimos são bons, mas inferiores aos de cima. Bravura Indômita, dos irmãos Coen, peca por ter um estranho Jeff Bridges, e um Josh Brolin apagado. Porém, a fotografia, a direção de arte, a menina Hailee Steinfeld, Matt Damon, e a direção, fazem deste filme excelente. Já O Discurso do Rei, é tecnicamente perfeito, contudo covarde no roteiro, e cheio de piadas que tiram a seriedade do longa. E por último, o muito bem atuado Minhas Mães e Meu Pai, que necessitava de um drama mais convincente.

      Ao final, permanece a sensação de que o Oscar foi bem variado este ano, além de ter mostrado evolução em seus indicados, numa comparação a 2010, que tinha uma lista fraca e vencedores injustos. Só resta ver se os ganhadores irão condizer com isso. Agora, uma última vez a lista dos candidatos a melhor filme. Só que em ordem e sem explicações no meio.

1 - A Origem
2 - Cisne Negro
3 - Toy Story 3
4 - A Rede Social
5 - Inverno da Alma
6 - O Vencedor
7 - 127 Horas
8 - Bravura Indômita
9 - O Discurso do Rei
10 - Minhas Mães e Meu Pai

5 comentários:

  1. cleber eldridge disse...

    Que o Fincher ganha é mais do que claro, quanto a melhor filme, não sei! Mas Cisne Negro e Arronofsky poderiam ganhar os prêmios!

  2. Gabriel Neves disse...

    Meu maior sonho seria Cisne Negro ganhar em tudo, hehe. Ou ao menos 127 Horas e A Origem ganharem algo, eles mais do que merecem.
    Abraços.

  3. Unknown disse...

    Bom, Rodrigo, para mim os indicados ao Oscar, em ordem de preferência, ficariam assim:
    1) Black Swan
    2)Inception
    3)The Social Network
    4) True Grit
    5) Toy Story 3
    6) The Kids Are All Right
    7) 127 Hours
    8) The King's Speech
    9) The Fighter
    10) Winter's Bone

    Abraços!

  4. Amanda Aouad disse...

    É, infelizmente O Discurso do Rei e Rede Social estão monopolizando as apostas. Minha lista muda algumas coisas da sua, mas concordamos no pódio, só colocaria Cisne em primeiro e A Origem em segundo, completando com Toy Story. Domingo posto minha ordem completa.

  5. Rodrigo disse...

    cleber eldridge - Acho que não, mas se acontecer, ficaria mais feliz.

    Gabriel - Com certeza. Abraços.

    Weiner - Boa lista, também. Abraços.

    Amanda Aouad - Que bom, os três filmes estão realmente em outro nível dos demais.