Pages

quinta-feira, 10 de março de 2011

Lixo Extraordinário (Waste Land, 2010)


      Só para início de conversa, devo confessar: apenas vi uns cinco documentários na minha vida. Apesar de sempre ter achado alguns com premissa muito interessantes, nunca me motivei a encontrá-los. E eu não poderia estar mais equivocado. O caso é que Lixo Extraordinário, co-produção brasileira, é um grande filme, que consegue comover mais que a maioria das produções hollywoodianas de nossa época atual. É verdadeiro, bonito, puro e às vezes até trágico. Sua indicação ao Oscar não é apenas motivo de patriotismo, e sim de orgulho também, pois merecia realmente estar lá.

      Mostra dois anos da vida do artista Vik Muniz, um brasileiro naturalizado americano, que decidiu fazer algumas obras no Jardim Gramacho, maior aterro de lixo reciclável do mundo. Lá, experimentou diversas culturas e acompanhou as histórias dos trabalhadores. Um dos méritos do filme é começar expondo a opinião de Vik sobre o que ele pensa que irá encontrar. Erroneamente, confundiu políticos e drogados com aquelas humildes pessoas. E nós, espectadores, vamos na dele, esperando o pior. Mas todos somos espantados pela inocência e felicidade desse povo. De origem pobre, acabam sendo mais intelectuais que vários de classe média, e encontram conforto e dignidade num trabalho onde todos são iguais, e portanto, nem menos ou mais importantes.

      Conduzido por uma trilha sonora marcante feita pelo cantor Moby, o longa ilustra maravilhosamente bem os dramas vividos pelas personagens, culminando em cena lindas onde Vik mostra como ficou o resultado das imagens fotografadas. Ainda abrindo espaço para questões sociais como choque entre culturas, preconceito e prostituição, o filme releva as atitudes dos catadores, não os deixando virarem apenas motivo de melodramatização. Infelizmente, como toda boa obra, tem um pequeno erro: as conversas entre Vik, sua mulher e seu parceiro, que facilmente poderiam ser cortadas ou diminuídas. De qualquer forma, emociona, e já pode ser considerado um dos melhores filmes do ano.

*****

3 comentários:

  1. cleber eldridge disse...

    Rodrigo, primeiro ATTICA! Sensacional, um dos melhores filmes que tive o prazer de conferir.

    Segundo, 'Reino Animal' saiu ontem em dvd.

    Terceiro, rs, assisto esse assim que chegar nas locadoras, parecer ser interessante.

  2. Rodrigo disse...

    cleber eldridge - 1 - Eu sei, amo o filme também. 2 - Caramba, vou procurá-lo. 3 - Alugue sim, é muito bom. Abraços.

  3. Rodrigo disse...

    Kleber Godoy - Óbvio que pode, inclusive fiz o mesmo. Abraços.