Na minha crítica feita há alguns meses sobre Tio Bonmee, o relacionei com os filmes de festivais, certos longas feitos especialmente para um público mais crítico e diferente, como costumam caracterizar os júris destes, e nos quais são divididos em duas categorias: os realmente bons, e os ruins, que de tão de arte, acabam pecando numa história fraca. Aquele caso se encaixava mais na segunda, porém este não, já que Homens e Deuses se revela um filme excelente, injustamente deixado de fora do Oscar.
Um grupo de oito monges franceses vivem num mosteiro no interior da Argélia em 1996, onde ajudam a população local e moram pacificamente. Contudo, recebem ameaças de extremistas islâmicos, e precisam decidir se devem ou não abandonar o local. O elenco está em grande sintonia, entretanto, os destaques vão para Lambert Wilson, como o líder; e Jacques Herlin, como o veterano médico.
Ao mostrar a vida destas pessoas detalhadamente, o filme habilmente gasta longos minutos em cenas calmas no campo, ou em rituais sagrados, que apesar de ocuparem grande parte do longa, nunca irritam, e isso revela um brilhante trabalho de direção por Kavier Beauvois, que conta ainda com uma ótima fotografia. Já o roteiro descreve muito bem todos os monges, e trata de assuntos relevantes com uma cautela admirável. Pode cansar alguns, e como certeza é preciso um pouco de paciência. Mas visto que seja um filme tão belo, o esforço é recompensado.
*****
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Já tinha ouvido falar desse filme em algum lugar, mas não tinha me interessado. Depois de ler seu texto, continuo não me atraindo muito, mas vou procurar num dia em que eu estiver bastante paciente.
Abraços.
Eu gosto do Lambert Wilson. O filme pode ser lento, mas nada nele é o que parece. Uma fita pertinente e muito bem realizada.
Abs.
RODRIGO
http://cinemarodrigo.blogspot.com/
Só conhecia de nome, sequer sabia sobre sua história; Tanto que logo remetia para algum documentário ou algo do gênero. Bem, parece ser muito interessante!
Estou bem curiosa para ver esse filme.
O festival de Cannes 2011 já está chegando e ainda nem assisti este grande filme da seleção passada!
Gabriel - Não seja tão duro. Irá gostar. Abraços.
Rodrigo Mendes - Concordo com tudo. Abraços.
Alan Raspante - E é. Não perca. Abraços.
Película Criativa - Então trate de assistir rs. Abraços.
Postar um comentário