Pages

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gnomeu e Julieta (Gnomeo and Juliet, 2011)

      Quando falamos de animação, existem dois tipos de pessoas: aqueles que têm completo preconceito e se limitam a filmes com "gente", e aqueles que gostam de todos longas do gênero. A verdade, é que certas animações são bem ruins. Podemos citar os dois últimos longas de Shrek e o recente Meu Malvado Favorito. E são assim, pois abusaram de piadas convencionais e bobas, que além de não serem engraçadas, revelam uma grande falta de originalidade por parte de seus criadores. Gnomeu e Julieta pertence a estes maus exemplos.

      Uma versão infantil da clássica tragédia de Shakespeare, retrata as brigas entre duas raças de gnomos: os azuis e os vermelhos, que constantemente se xingam e se enfrentam em corridas de cortadores de gramas. Julieta, cansada de ser tratada como uma frágil donzela, sai uma noite a procura de uma linda flor, e encontra Gnomeu, que fugia após ter invadido o jardim inimigo. Se apaixonam, e agora precisam combater os obstáculos impostos pela delicada situação.

      Contendo momentos musicais pavorosos, a obra não é simplesmente péssima por ter curta duração e alguns momentos inspirados, como a participação do próprio autor original (não de verdade, claro). Porém, logo enfraquece diante de personagens fracos, uma trama mal desenvolvida, um início descartável e uma qualidade gráfica rústica. Os motivos de tanto ódio entre eles nunca são explicados, e mostrar que os donos da casa não se gostam também não é uma justificação. Talvez fosse melhor deixar de lado a épica história. Ou melhor, deixar de lado esta tragédia, no mal sentido da palavra.

**

2 comentários:

  1. Rafael W. disse...

    Gostei deste filme. Não é nada original ou inspirado, mas dá pra divertir.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

  2. Rodrigo disse...

    Rafael W. - Infelizmente, não consegui. Abraços.