Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Thor (Idem, 2011)

      Há um tempo atrás, a Marvel Studios decidiu dar início a um ambicioso projeto: Os Vingadores. Ele consiste em juntar diversos super-heróis num mesmo filme, uma ideia que já funcionara anteriormente nos quadrinhos. E para isso, precisavam fazer os longas de cada um. Primeiro, veio o Homem de Ferro, e agora este Thor. A vontade de sair por cima era tão grande, que ainda contrataram um experiente e sério diretor para o trabalho. O resultado: um longa realmente ambicioso, mas longe de perfeito.

      Após desobedecer as regras de seu pai, Thor é banido de seu planeta e é mandado para a Terra. Lá, se apaixona pela bela cientista Jane Foster, enquanto seu irmão, Loki, tenta roubar o trono em sua terra natal. Chris Hemsworth convence no papel principal, porém o maior achado do longa é Tom Hiddleston, que transforma seu personagem no mais intrigante e complexo. Já Anthony Hopkins reabre parte de seu grande talento perdido em filmes recentes, e Natalie Portman rejuvenesce a tela, contudo seu papel é praticamente desnecessário, assim como o de Rene Russo.

      Apesar de Kenneth Branagh acerta na direção de elenco e nas cenas de confrontos verbais, seus ângulos tortos se mostram inexplicáveis e as batalhas pouco motivam. O roteiro erra nas tentativas cômicas e as mudanças nas características de Thor são abruptas e incábiveis. A trilha sonora não explora nada novo, e a fotografia abusa de manjados truques para separar os planetas, que funcionam, diga-se de passagem. Mas o melhor são os efeitos especiais e o design de produção. Dignos de algo que o filme não é.

***

6 comentários:

  1. Alan Raspante disse...

    Então, eu adiei tanto que agora verei apenas no DVD mesmo. Não gosto muito do gênero (HQ's e filmes com super heróis), mas verei mesmo assim!

    []s

  2. Anderson Siqueira disse...

    O tempo inteiro temos a impressão de que tudo o que vemos em Thor é genérico. Desde os diálogos aos monstros. Reparamos relações com filmes como O Senhor dos Anéis, Transformers e vários outros. Infelizmente esperava muito de Thor e a decepção foi grande.

  3. Mateus Denardin disse...

    Quando vi a primeira vez, também achei totalmente desnecessárias as investidas de humor, bem como achei abrupa a mudança do protagonista e a história de amor do filme. Mas numa análise melhor na revisão, pareceu-me tudo funcionar muito bem no filme. Afinal, o diretor dá o tempo devido a tudo, dentro dos limites da duração. Também discordo quanto à trilha; acho que ela consegue manter um tom épico mesmo sendo usada moderadamente, além de criar alguns temas belíssimos. Mas reforço quando você cita as ótimas atuações de Hemsworth e Hiddleston. Do que foi lançado de 2011 até agora, está entre meus favoritos. 7/10

  4. Rodrigo disse...

    Alan Raspante - Vale a pena. Abraços.

    Anderson Siqueira - Exatamente. Abraços.

    Mateus Selle Denardin - Talvez reveja futuramente então. Abraços.

  5. Cristiano Contreiras disse...

    Acho que o filme tem um roteiro redondo, gostoso de ver, é eficiente. O charme de Chris com Natalie em cena funciona, ajuda! Boa produção, abraço!

  6. Rodrigo disse...

    Cristiano Contreiras - Os dois realmente funcionam. Abraços.